O que é Canicross?

É um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno rustico, onde o homem e seu melhor amigo, o cão, estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Cão e Humano sempre atrelados por uma guia. O condutor normalmente usa um cinto, que se conecta a corda elástica, e essa se conecta ao colete de tração (Harness) no cão. A guia elástica reduz o choque em ambos.

O Canicross surgiu no Reino Unido na década de 1990. A ideia veio da necessidade de treinar os animais para puxar trenós. Para que o cachorro se acostumasse com a tração, o início do treino era feito com o animal atrelado ao condutor por meio de uma guia. Ao notar que isso era prazeroso tanto para o homem quanto para o cão, o Canicross virou esporte.
Atualmente, a prática já é bem popular no continente europeu.  O primeiro campeonato  foi realizado em 2002 na província de Ravena, na Itália. No Brasil, entretanto, o esporte surgiu em meados de 2010.
O Canicross, originalmente, é praticado em meio à natureza, em campos, montanhas e locais onde a natureza é predominante.

Canicross no Brasil

Aqui no Brasil, temos inúmeros lugares e paisagens que podem ser aproveitados para iniciarmos este hábito maravilhoso que é o Canicross, seja para competir ou para se distrair.

https://www.instagram.com/p/CEwQxFpg1RB/

Não é necessário competir para praticar o esporte, basta estar em dia com sua saúde e a do seu cachorro também. Não há distinção de raças, pode ser praticado por todas, mas há algumas que não são indicadas por questões de saúde e genética, como as raças de focinho curto, por exemplo. Animais com menos de um ano também não são aconselháveis para praticar o Canicross. De qualquer forma, sempre faça todos os exames necessários junto ao médico veterinário para confirmar a saúde de seu cão e se a atividade é indicada para ele.
Quem dita o ritmo é o animal. Correndo à frente, ele fica conectado ao dono por uma guia de cerca de dois metros e segue no seu ritmo os comandos indicados pela voz: “direita”, “esquerda”, “vai” e “para” são os principais e servem para garantir a sincronia e a segurança da dupla durante os trajetos.
Sem restrições de idade ou condicionamento físico — como em qualquer esporte, é recomendável que dono e mascote consultem especialistas antes de dar início à atividade —, o canicross pode ser praticado em diferentes níveis de intensidade. Cães maiores são melhores para quem pensa em competir, mas os pequenos são bem-vindos nos treinos e práticas recreativas — reza a lenda que um yorkshire já aposentado saiu-se melhor do que um galgo em uma competição de distâncias mais longas. 

Benefícios do Canicross

O benefício maior da pratica deste esporte é exatamente o gasto de energia e o combate contra a obesidade por sedentarismo. Outro ponto positivo fica quanto ao treinamento das ordens, este tipo de atividade desenvolve a educação e respeito entre dono e animal.

Grande parte dos cães não costuma praticar nenhum tipo de atividade física. Como os animais precisam gastar energia, eles revertem isso em atitudes negativas podendo destruir móveis e outros objetos da casa.

Já foi comprovado que o Canicross consegue uma melhora considerável na saúde do cão e faz com que ele fique sempre muito atento às ordens do seu dono, além de deixá-los muito mais tranqüilos em casa.

Todos os cães podem praticar o Canicross depois que completarem um ano de idade. O esporte é indicado para os cães de raças médias e grandes, mas estão abertas as possibilidades com animais menores.

Equipamentos

Os equipamentos necessários são:

  • Harness – Um arnês especial de corrida para o cão, vale lembrar que o arnês de passeio não serve para este esporte.
  • Canicross line – Uma guia com amortecedor, o comprimento máximo indicado deve ser de 2,5 m.
  • Waist Belt – Um cinturão bem amplo especial para proteger as costas do corredor dos possíveis puxões do cão.

Canicross: como você deve treinar seu cachorro

Uma vez que você tenha o equipamento de canicross e seu cachorro tenha assimilado os comandos básicos, pode começar a praticar por sua conta em qualquer região habilitada. É recomendado começar com uma rotina moderada e ir aumentando progressivamente o ritmo, conforme o seu próprio rendimento e do seu pet.

Se você deseja participar em competições oficiais de canicross, deve marcar objetivos de distância e tempo, e ir superando pouco a pouco para avaliar se vocês são bons candidatos para esse esporte tão intenso. Em seguida, você pode se inscrever em um clube de canicross ou mushing para treinar junto com outras pessoas e participar de diferentes atividades que se realizam, sejam oficiais ou não.

confira um video de  bikejoring dog, outra vertente de esporte com cães.

https://www.instagram.com/p/B4QYg0-JTOy/

Quais são as técnicas básicas do Canicross?

 

 

No canicross você deve deixar o seu cão puxar na frente. Mas, há alguns cães, que se acostumam a andar muito bem de lado.

https://www.instagram.com/p/B0oDDzyHqQ9/

Você pode incentivá-los a correr na frente tendo outro corredor na frente e dando-lhes muito elogio e encorajamento quando o fizerem. Você também pode trabalhar em uma sugestão para pedir que eles prossigam e os recompense sempre que o fizerem.

Algumas pessoas se preocupam com o fato de que puxar o canicross fará com que o cão faça caminhadas regulares. Contanto que você mantenha treinamentos e comandos consistentes, isso não é provável.

Uma vez que ambos tenham o básico ordenado, você pode começar a introduzir comandos adicionais, incluindo aqueles usados ​​para desacelerar, parar, mover para a esquerda ou para a direita ou passar outro corredor.

confira abaixo uma imagem de  bikejoring dog.

https://www.instagram.com/p/B4P_yTqJCBM/

Fontes e indicações de leitura: