Kefir – Néctar dos Deuses para seu cão

Bastante presente nas tigelinhas de cães e gatos saudáveis, esse alimento faz a alegria de bichinhos e tutores. Mas… você sabe o que é o kefir?

Kefir é bastante semelhante à coalhada e é obtido a partir da fermentação gerada pelo encontro do leite com um conglomerado de micro-organismos que lembra um pedaço de couve-flor.

Sua colônia de leveduras e bactérias se alimentam da lactose e fermenta o leite, resultando numa combinação cremosa, de paladar levemente ácido (lembra um pouco o sabor do iogurte) e bastante refrescante.

Existe tipos de kefir?

Existem os tipos de Kefir. O primeiro é o de água, que se alimenta de frutose (açúcar mascavo ou água de coco).

Kefir de água.

O segundo é o de leite, que se alimenta do leite de vaca ou de cabra (o leite vegetal não serve), que ao fermentar se transforma em um alimento probiótico, ou seja, cheio de lactobacilos e bactérias vivas que são importantes para o corpo dos humanos, bem como, também dos animais.

Kefir de leite.

Ele é tido por muitos como um alimento sagrado, capaz de prevenir e combater doenças como o câncer.

Por ser considerado sagrado, a colônia de micro-organismos que gera o kefir não está à venda. Portanto, aqueles que cultivam as colônias fazem doação de partes dela, pois a partir de uma colônia que se dá inicio a outra e outra e outra.

Onde encontrar os doadores de Kefir?

Eles estão espalhados e são muitos. No próprio Facebook, se fizermos uma busca por “doadores de kefir”, o resultado mostrará grupos de doadores divididos por regiões e você pode combinar de retirar com alguém próximo a você. Por exemplo, confira esse grupo aqui, em Boituva.

Como surgiu o Kefir?

Pôr do Sol entre as montanhas do Cáucaso
© Depositphotos.com / leonid_tit Pôr do Sol entre as montanhas do Cáucaso

 

O uso de Kefir remonta cerca de 2000 anos. Ele foi desenvolvido por pastores nas montanhas do Cáucaso. Os pastores carregavam leite fresco em bolsas de couro. Em um dado momento, o leite fermentou em grãos, o que resultou em uma bebida efervescente. Os grãos foram considerados preciosos. Por fim, após a descoberta, o povo da montanha aprendeu como fazer a cultura do kefir, misturando os grãos de kefir com leite fresco e cru. Eles deixavam o leite em sacos de couro de cabra para fermentar e assim adquiriram os grãos.

Quais são os ingredientes ativos do Kefir

Gosto de iogurte e benefícios para a saúde de todos!
Gosto de iogurte e benefícios para a saúde de todos!

Os grãos de kefir são constituídos por caseína e colônias gelatinosas de bactérias benéficas, portanto, é um alimento predominantemente lácteo fermentado pelas leveduras Torula kefir e Saccharomyces kefir conjuntamente com as bactérias Lactobacillus caucasium e Streptococcus lactis. Além disso, os núcleos incluem algumas leveduras.

Ele é o único produto a base de leite fermentado que tem mais de três tipos de mico-organismos benéficos, e normalmente uma média de cerca de 10 espécies de bactérias.

Benefícios para seu cachorro:

Aumenta o sistema imunológico;
Melhora todo o sistema digestivo;
Anti parasitário e anti fúngico;
Pelo mais lustroso;
Previne doenças;

Qual é o Kefir mais indicado para seu pet?

O Kefir mais recomendado para pets (cães e gatos) é o de leite, pois o Kefir de água pode gerar um teor alcoólico prejudicial se fermentado erroneamente.

Kefir faz muito bem para os bichinhos mas não é um simples iogurte, devemos saber como usar para não ser prejudicial. Assim como para nós.

Como introduzir na dieta do seu animal?

Quando se trata de dar algo diferente ao nosso animalzinho pela primeira vez, sempre temos que tomar muito cuidado, ter muita higiene e introduzir pouco a pouco. O kefir de leite vai ajudar no sistema imunológico do seu cãozinho, ajudando a curar e a prevenir doenças. Vai regular o intestino e também dar mais saúde.

  • Comece dando uma colher de sopa misturada na ração ou pura, todos os dias (eu optei por dar sempre de manhã).
  • Com o tempo vá olhando como o seu cão reage, depois de algum tempo coloque mais um pouquinho até chegar no máximo recomendado por dia.
  • A dose recomendada segundo artigos científicos é de 1 colher de sopa de fermentado de Kefir de leite para cada 5 quilos de peso do animal (1 col. sopa para 5kg/animal). Ou seja, animal com 20 quilos utiliza-se 4 colheres de sopa por exemplo.
  • Não dê o iogurte logo após a fermentação.
Crédito da imagem: receitanatureba.com
O kefir é um probiótico muito útil na vida dos nosso cãezinhos, pois irá ajudar a aumentar o sistema imunológico e a prevenir doenças futuras.

Se você ainda não sabe como fazer kefir, veja aqui tudo sobre o Kefir!

 

Com qual idade posso começar a dar kefir?

A partir dos 2 meses de vida você já pode começar a introduzir na alimentação do seu animal.

 

Posso dar Kefir para meu gato?

Claro que pode! Faz o mesmo processo para cachorros.

Caso seu animal rejeite, misture o Kefir com o alimento predileto dele.

Se você gostou de saber sobre o kefir, vai amar aprender COMO FAZER BISCOITOS CANINOS SAUDÁVEIS (RECEITAS AQUI)

LEMBRANDO:

O alimento não mágico Ok? Pergunte antes ao veterinário e sempre escolha o melhor para o seu cãozinho.

Confira esse vídeo sobre Kefir:

 

Benefícios em Humanos:

Kefir como aliado no tratamento do câncer

O Kefir tem a habilidade de aumentar o número de células exterminadoras naturais, conhecidas como (NK – Natural Killers), que são células que combatem o câncer.

Como já sabemos, o Kefir é um alimento probiótico, com propriedades de fortalecer e restaurar a microbiota intestinal. É uma cultura de microrganismos simbióticos, conhecidas como bactérias benéficas. O Kefir também é rico em vitaminas B6, B12 e K, biotina, cálcio, ácido fólico, potássio e magnésio. É uma excelente fonte de biotina, a vitamina B que ajuda a assimilação do corpo de outras vitaminas B, tais como o ácido fólico, ácido pantoténico, e B12. Os inúmeros benefícios da manutenção adequada ingestão de vitamina B gama de regulação dos rins, fígado e sistema nervoso para ajuda a aliviar problemas de pele, aumenta a energia e promove a longevidade.

Kefir oferece ampla oferta de fósforo, o segundo mineral mais abundante no nosso corpo, ajuda a utilizar carboidratos, gorduras e proteínas para o crescimento celular, manutenção e energia.

Como se não bastassem os inumeráveis benefícios do Kefir na saúde humana, foram realizados diversos trabalhos científicos nos mais diferentes laboratórios e entidades de pesquisas Norte Americanas onde ficaram comprovados os benefícios do Kefir no tratamento contra o câncer.

Kefir na inibição de tumores

A atividade antitumoral de um polissacarídeo solúvel em água (KGF-C), isolado a partir do grão Kefir, foi estudada em ratos subcutaneamente inoculados com carcinoma de Ehrlich (CE) ou Sarcoma 180 (S-180). O crescimento das CE e S-180 tumor sólido foi inibida por 40-59% e 21-81%, respectivamente, por administração oral de KGF-C em comparação com os ratinhos. O crescimento do tumor foi similarmente inibido por administração intraperitoneal.

A maior parte dos estudos publicados sobre o Kefir tem origem na Rússia e Europa, por esta razão são pouco acessíveis a culturas ocidentais.

Se você ainda não sabe como fazer kefir,  veja aqui como fazer e o que fazer com o Kefir!

 

Fontes:

http://caolinaria.com.br/-parte1/

http://www.blogdocachorro.com.br/como-pode-ajudar-seu-cachorro/

https://receitanatureba.com/-para-cachorro/

http://www.telomero.com.br/secao/probioticos/kefir/860/kefir-como-aliado-no-tratamento-do-cancer

https://probioticosbrasil.wixsite.com/probioticosbrasil/single-post/kefir-de-leite-prevencao-tratamento-cancer

Veja também