Benefícios de passear com seu cachorro

Publicado por JPS em

Você já passeou com seu cão hoje? Ou passeou com seu cão na semana passada? – se a sua resposta for “não” para essas duas perguntas, esse texto é para você refletir a ausência desse hábito diário – PASSEAR COM SEU AMICÃO!

O passeio tem grande importância para a sua saúde física e mental do seu cachorro. Ele é um animal social, que “enxerga” o mundo através do olfato. Assim, passear significa ter acesso a um admirável novo mundo de cheiros e experiências! Isso irá estimulá-lo mentalmente, evitando o tédio de uma vida confinada entre quatro paredes, como num quintal, não importando o tamanho dele.

Pense nisso: Na natureza, a matilha de cães percorre sempre grandes distâncias, saindo de seu território para ir atrás de comida e água, comer, brincar, voltar para sua morada ao pôr do sol e dormir. Portanto, naturalmente os cães caminham de 8h a 12h por dia, sempre seguindo o seu líder.

Quintais, casas, sítios e até mesmo fazendas, possuem uma delimitação física. Se existe delimitação, isso se torna o território de seu cão. Sua natureza precisa de exploração além de seu território. Sem isso, ele logo ficará entediado, e isso é muito prejudicial para ele, acarretando problemas comportamentais e de saúde.

[metaslider id=”816″]

Benefícios de passear com seu cachorro

Todos os cães precisam, além de todo amor, carinho e segurança que seus tutores lhes proporcionam, manter contato com o mundo exterior, interagindo com o ambiente, com pessoas e outros animais. Confira os benefícios de passear com seu cachorro:

  • Mais tranquilidade, redução de stress e ansiedade durante o restante do dia. E as noites de sono serão melhores.
  • Melhor condicionamento físico e mental para seu cão, além de reduzir a chance de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, entre outras)
  • Fortalece a união e autoestimaentre seu cão e você, como também reduz os problemas comportamentais (latidos em excesso, agressividade, roer móveis).
  • Uma melhor promoção da saúde dos dois, você e seu cão! É importante passear com seu “amicão” porque o exercício físico emagrece, estabiliza o sono e promove a saúde do seu cão. E de quebra você vai deixar seu fôlego em dia!

Dicas para um passeio tranquilo:

 

Para ter um passeio mais tranquilo e seguro, é bom seguir essas dicas:

  • O pet deve estar sempre de coleira e sob a sua atenção;
  • O ideal é levá-lo em horários com menos pessoas e quando o sol estiver mais baixo e fraco, como de manhãzinha ou depois das 17h, aqui em Boituva e região;
  • Se o cão acabou de comer, espere pelo menos uma hora para fazer a digestão. Do contrário ele pode passar mal;
  • Além disso, leve água e petiscos (dependendo do tempo em que estarão fora) para saciá-lo e agradá-lo;

Reserve esse tempo somente para você e seu cão. Esse é um dos melhores momentos de qualidade para fortalecer seu vínculo com ele. Não tenha pressa e ande com orgulho (acredite, seu cão vai perceber sua felicidade e orgulho de estar com ele, e vai ser muito mais fácil para ele ser liderado por você).

“Eu não tenho tempo!” Um Passeador de cães resolve!

Se você não tem tempo para passear de forma constante com seu cão, não se preocupe. A realidade é que o mundo em que vivemos é tão dinâmico que muitas vezes 24 horas não bastam num dia!

Mas não use a desculpa de não ter tempo para deixar seu “amicão” preso no tédio das paredes do quintal. Ele certamente vai acabar ficando triste, isolado e adotar mau comportamento – destruindo móveis da casa, sendo desobediente ou agressivo, por exemplo.

Nós, da Matilha Fiel podemos ajudar! Podemos passear com seu cachorro e cumprir essa função, com todos os cuidados necessários. Entre em contato conosco  para saber mais sobre nossos serviços, veja em nosso blog mais dicas e informações importantes sobre o universo dos nossos “amicães”!

Bons passeios.

Vídeo recomendado:

[metaslider id=”1195″]