Como fazer a adaptação de novos cachorros na sua casa? Se você está passando por um processo de cachorro novo no lar, não se preocupe! Leia esse artigo até o final!

Mantenha a calma na hora de adaptar o cachorro novo no lar

Cachorros são mais sensíveis do que você imagina. Na verdade, um estudo de pesquisadores ingleses mostrou que os cães são ótimos em perceber quando seu tutor está triste.O teste funcionou da seguinte maneira: cientistas colocaram tutores e cachorros no mesmo ambiente. Quando o humano estava conversando, o cachorro não dava tanta bola. Porém, quando o tutor ficou triste e começou a chorar, 83% dos cachorros se aproximaram para verificar o que tinha ocorrido.

Ou seja, esses melhores amigos são ótimos em ler as emoções e conhecem os humanos como ninguém! Se você estiver estressado, seu cachorro irá perceber. Por isso, respire fundo e mantenha a calma. Além de ajudar a arrumar seu novo lar com mais tranquilidade, isso vai auxiliar na adaptação do cachorro novo no lar!

Tenho outros cachorros… como fazer a apresentação?

Uma das formas mais tranquilas de se fazer a apresentação de dois animais é em ambiente neutro. Usando coleira e guia, leve seu atual cãozinho para passear e, durante o passeio, peça para alguém de quem seu cachorro já gosta para trazer o novo bichinho (também na coleira e na guia).

Continue o passeio normalmente, com todos os animais juntos, mas deixe o cão mais antigo andar um pouco a frente do novato. Quando todos já tiverem gastando bastante energia e se sentirem tranquilos na presença um do outro, é hora de deixar os cachorros se cheirarem e interagirem. Dê bastante atenção para o seu animal mais antigo, assim ele não se sentirá ameaçado de perder seu espaço na casa.

Quando o filhote é novo demais

Caso você esteja trazendo para sua casa um filhote que ainda não pode ir para a rua, a apresentação deverá ser feita dentro de casa. Escolha um momento no qual seus animais mais velhos estejam bem tranquilos para começar a fazer a apresentação. Traga seu novo animal – usando coleira e guia – para dentro de casa e observe por um tempo como todos irão reagir. Se você estiver confiante de que não haverá problemas, solte o novato da guia, mas mantenha a supervisão constante.

Importante: não demonstre medo!

Muito provavelmente os animais irão se cheirar bastante, talvez até se estranharem um pouco. Fique atento, mas tente não demonstrar tanta preocupação e medo, pois essa é a forma que os cães encontram para mostrarem um ao outro a hierarquia da matilha. Só interfira nessa interação se os cachorros estiverem realmente se tornando muito agressivos e começarem a se machucar. Caso isso aconteça, coloque os animais na guia e espere-os até que todos se acalmarem. Separar os cachorros com uma cerca ou portão pode ajudar, mas é importante que eles possam se ver e se cheirar para irem se acostumando um com o outro. Evite deixar os bichinhos isolados completamente um do outro por muito tempo, pois isso poderá tornar a adaptação muito mais difícil.

Ainda tem brigas entre eles…

Se o tempo for passando e a convivência entre os animais não melhorar, as brigas começarem a se tornar constantes e perigosas, você pode buscar ajuda de um profissional em comportamento animal. Aqui na Matilha Fiel, você pode agendar uma visita gratuita para saber mais sobre o adestramento em domicílio, passeios regulares ou pet sitting.

https://caocidadao.com.br/dicas/como-adaptar-um-novo-cachorro-a-familia/