Escolha uma Página

Ford cria casinha anti barulho para pets

Os cãezinhos de estimação sofrem com o barulho alto por causa de audição mais aguçada

Quem tem um cãozinho em casa sabe como pode ser difícil o período de festas. Isso porque, como os pets conseguem escutar sons tão nítidos quanto os humanos quatro vezes mais longe, eles vão se estressar com os estouros de fogos de artifício, música alta, enfim, todo o tipo de barulho alto.  Mas, para proporcionar noites agradáveis nesses momentos, e não pegar os bichinhos de surpresa, a Ford desenvolveu uma casinha anti barulho, acusticamente isolada, que pode deixá-los mais tranquilos.

Por terem uma audição aprimorada, os cachorros costumam sofrer em momentos de celebração. Os barulhos dos fogos os deixam assustados e ansiosos, podendo até gerar danos físicos neles, por exemplo. Entretanto, um ambiente que reduz o impacto do barulho é uma novidade muito bem-vinda.

Tecnologia presente nos carros é base da casinha anti barulho

A casinha anti barulho de cachorro “inteligente”usa tecnologias já adotadas pela empresa em modelos como o utilitário Edge. O protótipo conta com uma porta de vidro automática, controle ativo de barulho, vedação nas paredes e ventilação à prova de som.

Utilitário Edge

Técnologia do Edge dentro da casinha de cachorro!

Casa anti barulho

(Reprodução/CASACOR)

Com design minimalista, a casinha possui painéis de amortecimento de som entre as camadas das paredes. Outros recursos de silêncio são os alto-falantes com tecnologia de cancelamento de ruído-ativo, piso redutor de vibrações  e até mesmo ventilação a prova de som. Não há previsão de lançamento do produto no mercado europeu ou brasileiro.

Segundo a empresa, a casinha de cachorro conta com microfones que detectam o som dos fogos de artifício e emite frequências opostas, por meio de um sistema de áudio, para anular ou reduzir os ruídos, por exemplo.

A ideia foi inspirada na tecnologia de cancelamento de ruído que a Ford desenvolveu para tornar a cabine dos veículos mais silenciosa para os ocupantes, usada no Ford Edge. Quando os microfones captam níveis mais altos de ruído do motor ou da transmissão, eles são neutralizados por ondas sonoras opostas do sistema de áudio.

pet-cao-cachorro-medo-fogos-artificio-ano-novo

(Reprodução/CASACOR)

Essa redução de barulho pode prevenir fugas (comuns quando o animal entra em pânico), machucados nas patas tentado entrar em casa e até mortes por ataques cardíacos.

casa anti barulho

Com uma casinha assim, suas noites serão muito mais tranquilas.

Foto:Reprodução/Divulgação

Fonte:

Veja Abril

Exame Abril