Chow-chow: UM CÃO AMIGO PARA TODAS AS HORAS

CBKC – Grupo 05

RAÇA DE PORTE MÉDIO BASTANTE UTILIZADA COMO CÃO DE GUARDA E COMPANHIA.

É impossível não se encantar pela beleza do Chow-Chow. Além de fofo, o cãozinho dessa espécie é conhecido pela linguinha azul e por ser bem educado, elegante e super calmo. Ele também costuma ser leal ao tutor, além de super protetor e independente.

47) Likes | Tumblr

O pet dessa raça possui porte médio, robusto e musculatura forte. É muito esperto e, se treinado, tende a desenvolver diferentes tarefas. O Chow-Chow também pode ser excelente como cão de guarda.

Características físicas

Quem escolhe adotar um Chow-Chow, precisa conhecer mais sobre o porte físico do seu futuro amiguinho. A espécie é conhecida por sua aparência semelhante a de um leão, com pêlos volumosos e corpo altivo. Mas, não é só nisso que a raça lembra o rei da selva. Ela é bem orgulhosa e reage a situações de ameaça.

Belo · posando · foto · estúdio · escuro · ver - foto stock ...

Esse amiguinho chama a atenção por seu porte mediano e aparência elevada. Além disso, tende a ser bem obediente e, se acostumado desde filhote, pode ser um ótimo companheiro de aventuras.

Mesmo que o Chow-Chow seja independente e fique sozinho sem problemas, é necessário criar uma rotina de exercícios para ele. Se deixar, pode ficar horas deitado, por isso, o ideal é estabelecer exercícios diários e caminhadas curtas que ajudem a manter o porte físico em dia.

Conhecido por sua aparência elegante e nobre, o cachorro Chow-Chow possui uma estrutura com crânio achatado e largo. Além disso, contém um focinho que termina em uma grossa trufa de coloração preta ou clara, dependendo da pelagem. Ele possui a cauda sempre dobrada para o alto e mantida em cima do dorso. Esse, aliás, é curto e robusto.

O pelo desse cãozinho precisa de cuidados especiais. Como é longo, felpudo, denso e reto, o recomendado são escovações diárias, para evitar nós, que podem gerar incômodo aos pets. Com porte mediano, esse bichinho possui quadril geneticamente modificado para ser maior e mais forte.

Personalidade

Mais reservado e distante, o comportamento do Chow-Chow tende a ser mais independente. É um bichinho que não gosta de ser agarrado ou provocado. Por isso, pode reagir mal quando tutores, crianças e estranhos gritam ou o ameaçam. Portanto, pondere bem na hora de disciplinar o seu companheiro.

Chow Chow - Raças de Cachorros

Temperamento

Por ter sido adestrado para funções sérias, como, por exemplo, cão de carruagem, caça e guarda de rebanhos, o Chow-Chow tende a ser indiferente quanto a demonstrações de afeto. Então, não espere por pulos de alegria e festa na hora que chegar em casa. Esse pet é mais independente e pode ser desconfiado com desconhecidos.

 

Curiosidades sobre Chow-Chow

Ele é bem famoso pela língua azul escura, mas, você sabia que o filhote não nasce com essa mutação? Pois é. A coloração azul só começa a aparecer a partir de oito semanas de vida. Inclusive, é possível saber se o Chow-Chow é puro ou não analisando a cor da língua, se ela estiver mais puxado para o rosa, o cãozinho passou por alguma alteração genética. Além disso, a raça é a única com 44 dentes, todas as outros possuem 42.

Chow-Chow dos famosos

Elegante e fofinho, o Chow-Chow já conquistou grandes personalidades, ocupando inclusive a Casa Branca. Isso porque, o 30º presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge, era tutor de dois cachorros da espécie. Já o famoso médico, Sigmund Freud, era tão ligado ao seu amiguinho que o levava para as consultas.

Para completar, o Chow-Chow também conquistou a monarquia britânica e nem a Rainha Vitória conseguiu resistir aos encantos dessa raça. Além disso, esse cãozinho integrou a realeza da música internacional e ganhou o carinho do rei do rock, Elvis Presley.

 

Fontes e Indicações de leitura:

https://www.adimaxpet.com.br/noticias/racas/da-nobreza-asiatica-conheca-o-chow-chow

https://love.doghero.com.br/racas/chow-chow/

https://tudosobrecachorros.com.br/chow-chow/

https://www.petz.com.br/cachorro/racas/chow-chow/