Muitos donos ficam desesperados com os seus cães porque acham que eles os ignoram ou não lhes obedecem de propósito. Isso já aconteceu com você ?

A grande maioria das vezes o problema reside numa má comunicação entre o tutor e o cão. Saiba mais.

 

Por que o seu cachorro não lhe obedece?

Ter um cão não é apenas dar-lhe um teto, comida e levá-lo ao parque. Ele faz parte da sua vida e da sua família. Se não tem intenção de criar um vínculo afetivo é normal que o seu cachorro não lhe preste atenção. Você será apenas mais um humano.

https://www.instagram.com/p/CFznR_PJFsH/

Muitas vezes não nos damos conta, mas a nossa linguagem corporal e as ordens que damos ao nosso cachorro são contraditórias. Quase de certeza que o seu cachorro quer fazer o que você está pedindo, o problema é que não entende o que você está dizendo.

Talvez você esteja indo muito rápido no adestramento, ou talvez esteja indo muito devagar. Ou talvez você esteja premiando um comportamento negativo, acredite que é muito comum acontecer.

O cachorro pensa diferente, comporta-se de forma diferente e sente de forma diferente do que nós, humanos. Antes de decidir adotar um cachorro deve ter muito claro que educação precisa e o que vai fazer se não sair tudo na perfeição. Tal como levaria o seu filho a um médico ou psicólogo se tivesse problemas de comportamento graves, deve fazer o mesmo com o seu cachorro, a pessoa indicada para resolver um problema de comportamento é o adestrador.

Coisas que deve saber sobre o comportamento do cachorro:

Como é o seu comportamento? Você se aborrece se o seu cachorro faz algo mal? Grita com ele? É compreensível que em algum momento o seu cachorro possa frustá-lo, mas não deve perder a paciência. Aborrecendo-se ou gritando com ele apenas conseguirá afastar o seu cachorro de si. Além disso, estudos recentes demonstraram a baixa eficácia da dominância contra o reforço positivo.

Pensa que o seu cachorro é uma máquina? Um cachorro é um animal, às vezes parece que nos esquecemos disso. Você pode estar 10 minutos a olhar para uma janela, mas não percebe que o seu cachorro precise de cheirar algo. Uma coisa é a obediência e outra é que o animal careça de liberdade. Deixe-o passear como merece e precisa.

Ebook grátis - seja o líder da sua matilha

Faz exercício suficiente? Passa demasiado tempo sozinho? Se o seu pet está aborrecido ou não faz o exercício que precisa é normal que destrua coisas. Por muito que o repreenda, não vai resolver nada. Por isso, é muito importante que antes de adotar um cachorro tenha claras quais são as suas necessidades e que depois as cumpra.

https://www.instagram.com/p/CEZwRmcpiHJ/

Em resumo: não pode esperar que o seu cachorro se porte bem se não cumpre com as suas necessidades básicas ou o priva de certa liberdade. Um cachorro que lhe obedece é aquele que vem até si porque perdeu horas no seu adestramento, porque utilizou o reforço positivo ao invés do castigo. Uma boa relação baseada em premiar o cachorro fará com que lhe obedeça muito mais e por iniciativa própria.

https://www.instagram.com/p/CEUPJAopfFc/