Como melhorar o passeio com seu cão? Os cães precisam dar um passeio de qualidade fora de casa para que possam se relacionar com outros cachorros, perceber cheiros e satisfazer seu instinto de rastreamento.

(Antes de prosseguir, temos uma novidade para você: estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como passear com seu cão – Dicas importantes”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)

Durante os passeios, é fundamental que o animal de estimação esteja feliz, equilibrado e que vença seus medos ou, pelo menos, que na medida do possível, você evite expô-lo a eles. Isso porque, a hora do passeio é um dos momentos mais esperados do dia pelos cães. Portanto é um momento de diversão e socialização com os seus amigos peludos e, se você quer aumentar a qualidade desse momento tão especial para ele, continue lendo.

O que é um passeio de qualidade

Um passeio de qualidade é muito importante para um cão, pois permite que ele aprecie o exterior, faça suas necessidades com tranquilidade, interaja com outros cães e sinta livremente muitos aromas diferentes, por exemplo.

É um dos momentos de relaxamento do dia. Portanto, um passeio de qualidade é essencial para se ter um cão feliz e equilibrado. Se eles não forem bons, os cães ficarão com medo na rua ou terão experiências ruins, o que fará com que outros problemas possam surgir.

Um passeio de qualidade, além dessas ideias para melhorar a passeio com o seu cão, inclui deixá-lo desfrutar de todos os cheiros possíveis e, nos lugares onde for permitido, passar alguns minutos sem a correia para poder explorar à vontade.

Sem muitos puxões para melhorar o passeio

passear-com-cão-faz-bem

É indiscutível que um passeio alegre e descontraído não inclua puxões da correia: isso quer dizer, nem puxar o cão e nem ele nos puxar. Na rua, a correia é o que nos liga ao nosso cão e transmite muita informação: raiva, pressa, estresse ou, ao contrário, confiança e relaxamento.

Rejeite as correias extensíveis, pois estas são sempre tensas. Escolha uma correia fixa e veja como você lida com isso: você sabe como andar e fazer o seu cão parar sem se mexer? Ensine também a andar sem puxar e seus passeios melhorarão instantaneamente.

Muitos dos cães desenvolvem sérios problemas de saúde quando se puxa muito a coleira. Escolha um peitoral que se adapte a ele, já que existem muitos tipos diferentes, e alivie assim a pressão no pescoço do seu cão.

Quando o cão se solta durante os passeios

Alguns comportamentos dos cães são muito parecidos com os das crianças pequenas. Quando eles acabam se soltando, é certo que começarão a correr. O melhor que podemos fazer em um momento como esse é segui o animal, mas sem correr e gritar, pois ele pode pensar que se trata de uma brincadeira. O melhor é ir andando calmamente e, quando o cão nos vir, devemos agachar e sentar no chão, chamando-o calmamente e oferecendo algum petisco ou seu brinquedo favorito, a fim de que ele se aproxime.

Outra opção bem interessante está nesse post:

Cuide das necessidades dele para melhorar o passeio

Marcando o território

Todos os cães possuem um forte instinto territorial e, portanto, sentem a necessidade de marcar território por onde passam, assim como cheirar árvores e postes para saber quais cães passaram por ali. Dessa forma, seja paciente com o seu mascote e deixe que ele cheire e marque o território à vontade, já que todos os cães fazem isso.

Resultado de imagem para cachorro fazendo xixi

Conclusão

Estas maneiras de melhorar o passeio com o seu cão são baseadas em detalhes que parecem coisas pequenas, mas aos olhos de seu cão elas são muito importantes. Se fizermos essas mudanças, estamos livrando os nossos animais de estimação de grandes fontes de estresse e lhes permitindo tomar decisões sobre o que fazer nesse tempo livre. Ou seja, melhoramos o tempo livre de nossos cães para fazer passeios de qualidade.

Fontes e Indicações de leitura:

https://meusanimais.com.br/10-dicas-melhorar-os-passeios-cao/

https://meusanimais.com.br/quatro-maneiras-de-melhorar-o-passeio-com-seu-cao/