Escolha uma Página

Seu cachorro no verão pode ter problemas sérios, que podem levar até a morte. Saiba o que fazer para evitar os impactos do verão na saúde canina.

Esse artigo escrevo no primeiro dia do ano. Naturalmente a estação que estamos é o Verão. Neste exato momento (da escrita) está 32º Célsius (Um calor infernal kkk). Nessa estação, é muito importante ficarmos atentos aos nosso cães, para que eles não sofram. A observação é primordial, pois certas atitudes dos peludos nos mostrarão o impacto do calor sobre eles. Por exemplo, a boca seca, respiração ofegante, até mesmo a recusa em se movimentar, pode ser sinal que o calor está causando danos na saúde de seu cachorro no verão.

George com calor

George com calor!

Imagine que se você bobear na sua área, talvez fazendo alguma tarefa ao ar livre, pode além de pegar um bronzeado, ter insolação, como pode ser impactante para seu cachorro no verão, que dependendo da raça, pode ter pelo comprido? Isso porque naturalmente eles já são mais quentes que nós  (a  temperatura normal de um cachorro saudável varia de 38,5 a 39,5 graus por exemplo).

Algumas raças mais sensíveis ao calor costumam ter insolações, vômitos e até mesmo alguns sinais de que está com febre, como: focinho quente e seco, olhos lacrimejantes ou embaçados, apatia, falta de apetite e nervosismo. Quando a febre é muito alta, o cachorro, assim como as pessoas, pode sofrer tremores. Se isso for observado não perca tempo e  leve ele urgente a um veterinário, que observará o caso e orientará cuidados que devam ser tomados com seu cachorro no verão.

O corpo dos cães faz troca de calor apenas por meio das regiões das almofadas das patas, do focinho e da boca. Por isso, quando muito expostos às altas temperaturas, eles acabam ficando ofegantes e cansados.

 

Dicas para cuidar de seu cachorro no verão

 

Água

cachorro na água

Brincar na água é tudo de bom! Só não exagera ok?

Hidrata e alivia o calor ajudando a refrigerar o organismo. A água deve ser constantemente reposta e trocada se necessário. Fique de olho para que não falte água. Você pode oferecer mais frutas, ou petiscos, por exemplo, ou colocar gelo em uma tigela durante o dia, no decorrer da noite seu cão terá água fresca.

O banho frio também pode ajudar a aliviar o calor excessivo. Quem sabe seu cachorro não aceita ficar na boa dentro de uma bacia com água? Mas fique atento aos excessos, pois, apesar do tempo quente, o ideal é um a cada sete ou quinze dias, dependendo da frequência de passeios e local onde o animal vive. Banhos em excesso podem causar ressecamento da pele e possibilitar a ocorrência de doenças alérgicas, por exemplo.

 

Passeios

DOG_WALKER_BULLDOG

“Cuidado com nossas patinhas!”

Evite passeios em horários de temperaturas mais elevadas. Prefira locais que as sombras acompanhem o passeio. Estabeleça horários de clima mais ameno, início da manhã ou final da tarde, por exemplo. Nós da Matilha Fiel trabalhamos em horários em que o sol não causa danos ao seu cachorro, como por exemplo, a queima de patas pelo calor do asfalto ou calçada. Entre em contato aqui para juntos definirmos o melhor horário para seu cão passear e fazer exercícios.

Tosa

tosa

“Minha cara de bela sendo tosada.”

A tosa é uma maneira de amenizar o calor nos cães, torne essa prática da tosa mais frequente, neste momento o essencial não é a beleza, mas o alívio principalmente em raças muito peludas. Portanto, é importante inclusive tosar seu cão para ver as condições em que a pele dele está (muitas vezes o pelo esconde algum carrapato, pulga, ou machucado infeccionado, que não vemos normalmente).

 

Conclusão

Por fim, durante o dia é importante que a exposição ao sol não seja constante, sombras e casinha são fundamentais, se o seu cão gosta de se banhar no sol durante o dia, ele poderá fazer em horários alternados: início da manhã ou final da tarde.

Cuide sempre da saúde de seu cão! O ano está apenas começando! Tenha um ótimo verão com muita sombra e água fresca para você, sua família e seu cão!

 

Recomendamos para sua leitura:

Deixe seu cachorro equilibrado em minutos

3 receitas de petiscos saudáveis, simples e rápido de fazer, e ganhe 100 por dia com essas receitas