É saudável dar osso para seu cachorro!

Conheça os benefícios de dar osso para seu cachorro!

Pensar em dar osso para cachorro está quase implícito no ato de ter o animal. Além de ser um item adorado pelos pets, ele também pode trazer vários benefícios para a saúde do bichano, desde que escolhidos apropriadamente.

Como você deve saber, os cães modernos são descendentes dos lobos que, há milhares de anos, foram sendo domesticados pelos humanos. Já os lobos são descendentes de antigos mamíferos caninos que começaram a caçar e a viver em grupos por volta de 8 milhões de anos atrás. Pois essas criaturas eram o que os cientistas chamam de hipercanívoros — o que significa que sua dieta consistia em mais de 70% de proteína animal.

Herança animal

No caso dos cães, eles não precisam mais andar em bandos e sair por aí caçando suas refeições. Entretanto, roer ossos é algo permanece “gravado” em seu instinto — e não deixa de trazer benefícios nutricionais para os bichinhos. Ademais, o ato, além de ser prazeroso, permite que os cachorros a aliviem o impulso de mastigar alguma coisa e os ajuda a relaxar, já que estimula a liberação de endorfinas.

Filhotes roem

View this post on Instagram

No caso de filhotes, os animais exploram seu novo mundo com a boca, o que não é diferente dos bebês humanos. Cheiram, lambem e engolem tudo o que lhes passa pela frente. Roer, além de ser uma brincadeira agradável para os animais, alivia o incômodo da troca de dentes, que começa a partir dos 3 meses e meio e vai até os 6 meses de idade. Nessa fase é importante ter cuidado com os cães novos, pois eles podem roer fios elétricos, o que causa sérias queimaduras na boca e língua, além do choque poder levar o animal a uma parada cardio-respiratória. Amanhã teremos um artigo muito interessante sobre dar osssos para seu cão! Já viu nosso site? www.matilhafiel.com.br Nosso face? facebook/matilhafiel #matilhafiel #passeadoresdecaes em #boituva #luxo #pet #petRG #identidadeanimal #itdog #propaganda #agoravoupromundo #identificada No caso de filhotes, os animais exploram seu novo mundo com a boca, o que não é diferente dos bebês humanos. Cheiram, lambem e engolem tudo o que lhes passa pela frente. Roer, além de ser uma brincadeira agradável para os animais, alivia o incômodo da troca de dentes, que começa a partir dos 3 meses e meio e vai até os 6 meses de idade. Amanhã teremos um artigo muito interessante sobre dar osssos para seu cão! Já viu nosso site? www.matilhafiel.com.br Nosso face? facebook/matilhafiel #matilhafiel #passeadoresdecaes em #boituva #cachorro #pet #animais #dogs #donosdepet #donosdepetsentenderão #cão #cachorros #amoosanimais #groomer #filhotes #viralatas #viralatalovers #viralata #doggroomer #animaissaoanjos

A post shared by Matilha Fiel (@matilhafieloficial) on

No  caso de filhotes, os animais exploram seu novo mundo com a boca, o que não é diferente dos bebês humanos. Cheiram, lambem e engolem tudo o que lhes passa pela frente. Roer, além de ser uma brincadeira agradável para os animais, alivia o incômodo da troca de dentes, que começa a partir dos 3 meses e meio e vai até os 6 meses de idade.  Nessa fase é importante ter cuidado com os cães novos, pois eles podem roer fios elétricos, o que causa sérias queimaduras na boca e língua, além do choque poder levar o animal a uma parada cardio-respiratória.

Cuidados ao escolher o osso certo!

Pelo fato de o osso ser uma associação natural quando falamos de cães, muitas pessoas acreditam que qualquer peça pode ser consumida. Porém, a escolha errada do osso pode ser fatal para a saúde do seu amigo.

Os ossos de frangos e de galinhas, por exemplo, por serem pequenos, se quebram facilmente à medida que o cachorro morde. Os pequenos e afiados pedaços que se formam podem causar ferimentos e até obstruir a respiração do animal.

Ossos cozidos, fritos ou assados também não devem ser oferecidos aos pets, já que o processo de cozimento pode deixar o osso mais rígido, o que pode quebrar os dentes dos cachorros ou se transformarem em lascas conforme a mastigação dos mesmos.

Mas que tipo de ossos o animal pode roer? Existem os “ossos” sintéticos, feitos de couro de boi, e os ossos naturais. Os sintéticos têm formas variadas, e o animal os consome rapidamente. É contra-indicado apenas para cães que têm diarreias freqüentes por intolerância a esses produtos. Os ossos naturais podem ser dados, desde que GRANDES (joelho, fêmur ou canela) e COZIDOS. Do contrário, poderão causar perfurações intestinais e diarreia. Assim, jamais dê ossos de galinha para seu cão roer.

Cachorro roendo osso sintético!

Benefícios de dar osso para seu cachorro

 

Saúde bucal

Os ossos para cachorro são grandes aliados na higiene bucal dos cães. Isso porque a utilização de ossinhos ajuda a combater as bactérias formadoras de tártaro. Como os ossos para cachorro estimulam a mastigação, eles ajudam na remoção das possíveis placas que possam se formar no animal.

Além disso, os ossinhos podem ajudam a limpar sujeiras que ocasionalmente ficam presas entre os dentes e gengiva do cachorro.

Fonte de proteínas e minerais

Dar osso para cachorro roer!
Dê osso para seu cachorro roer!

Os ossos para cachorro são ótimos para complementar a alimentação, sendo fonte de proteínas e minerais. Eles ainda completam a dieta com cartilagem, colágeno e condroitina, todas substâncias que fortalecem as articulações, tendões e ligamentos.

Cocô mais seco e menos fedido!

Alguns cachorros possuem uma síndrome chama de coprofagia, que consiste em o animal se alimentar das próprias fezes. Porém, quando há o consumo de ossos para cachorro as chances dessa doença ocorrem são minimizadas, já que o cocô produzido é mais sequinho e com o odor discreto, portanto, menos “atrativo”.

Nada de roer outros objetos!

Uma das grandes dificuldades para quem tem cachorro é o fato de educá-lo para não roer móveis, roupas e qualquer outro objeto que esteja pela casa. Os ossinhos são grandes aliados nessa missão. Por serem resistentes e difíceis de desgastarem, o cachorro concentra toda a sua energia em um item só.

Quando escolhidos adequadamente, os ossos para cachorros são ótimas ferramentas de bem-estar e de saúde para o seu pet.

Referências e indicações de leitura:

http://revistameupet.uol.com.br/home/alimentacao/ossos-fazem-bem-aos-caes-saiba-quais-os-beneficios/3616/#

https://www.megacurioso.com.br/ciencia/107327-voce-sabe-por-que-os-cachorros-adoram-roer-ossos.htm

https://maringapost.com.br/webanimal/2017/12/05/caes-roer-e-preciso/

https://www.tricurioso.com/2018/09/11/por-que-cachorros-gostam-de-roer-ossos/

Veja também