Nessa fase de quarentena, onde a maioria das pessoas estão se acostumando com uma nova rotina e hábitos é muito comum sentirmos algumas sensações mais intensamente do que antes, é uma delas é o estresse.

Por estarmos confinados em casa, sem poder dar uma caminhada na praia, um passeio no parque ou simplesmente ir em algum lugar diferente acabamos nos sentindo mais estressados. Assim como nós, os cachorros também estão passando por esse processo de adaptação, e podem apresentar sintomas de estresse.

Muitas vezes por nós estarmos estressados acabamos influenciando no comportamento deles E, por isso alguns sinais de estresse em cachorros são muito parecidos com os nossos. Para conseguir identificá-los é muito importante que você fique atento ao comportamento dele em casa. Alguns deles são: muita coceira, perda de apetite, diarreia, vômitos, respiração ofegante, perda de pelo, rigidez muscular, movimentos repetitivos constantes e mudanças no comportamento.

 

É muito comum que cachorros que demonstram sintomas de estresse comecem a desenvolver comportamentos que nunca tiveram, e assim fica mais fácil de perceber se ele está ou não estressado.

É essencial que essa fase de estresse do cachorro seja tratada com muita paciência e carinho. Como não estamos conseguindo fazer passeios com eles é fundamental que mantenhamos o foco em outras tarefas para aliviar o estresse deles e que estimulem a atividade mental e física, com brincadeiras diferenciadas, enriquecimento ambiental e uma rotina de exercícios.

Pensando nisso, separamos nesse post cinco dicas de como exercitar seu cachorro em casa:

1 – Brincadeira de jogar e pegar

Uma opção simples e prática para entreter seu cachorro dentro de casa é a brincadeira de jogar e pegar! Além de ser uma forma de fazê-lo gastar energia, é também uma ótima maneira de se aproximar do seu cachorro depois de um dia de home office. Você pode também diversificar e, às vezes, fingir que vai jogar para tornar a brincadeira ainda mais animada!

Se o seu cachorro já sabe buscar o brinquedo mas ainda não está acostumado a devolver, essa é a hora perfeita para ensiná-lo a levar o objeto até você.

2 – Ofereça brinquedos de morder e roer

Além de brincadeiras interativas, outra forma de exercitar seu cachorro dentro de casa é oferecer sempre brinquedos para ele morder e roer! Para isso, os brinquedos feitos de nylon são uma boa opção para mantê-lo entretido, gastando a energia com o brinquedo ao invés de roendo algum móvel da casa, por exemplo.

Uma dica é deixar todos os brinquedos juntos dentro de um cesto ou caixa e ir apresentando de pouco em pouco ao seu cachorro, criando a sensação de novidade com cada brinquedo!

3 – Enriquecimento ambiental

Outra atividade essencial para ajudar a aliviar a ansiedade dos cachorros é a que chamamos de enriquecimento ambiental. O enriquecimento ambiental faz gastar energia física, mental e, ainda por cima, estimula os instintos naturais do seu cachorro.

Uma forma de fazer dentro de casa e adaptar com a sua rotina é introduzir essa prática na hora da alimentação, recheando brinquedos com petiscos ou ração e estimulando a busca pelo alimento.

4 – Ensine truques novos

Algo super legal de fazer com seu cachorro durante o tempo em casa é ensinar novos truques com reforços positivos. Se o seu cachorro ainda não está acostumado, esse talvez seja o momento ideal para introduzir comandos básicos, de pouco em pouco.

Introduzir novos comandos, além de estimular a saúde física e mental do cachorro, é uma ótima forma de ajudar na comunicação entre cachorro e tutor.

5 – Introduza seu cachorro na sua rotina de exercícios

Por último, mas não menos importante, você pode inserir o seu cachorro diretamente na sua rotina de exercícios. Chamá-lo sempre para perto e incentivar a movimentação conforme a sua própria rotina é uma ótima dica para estimular a companhia durante as atividades ao longo do tempo. Foi exatamente isso que aconteceu com o italiano Silvio Siamo, ele adaptou sua rotina de exercícios com a do seu cão que costumava ser super preguiçoso, o Sparky! E, bom, o resultado você pode ver no Instagram dele.

Fontes e Indicações de leitura:

https://blog.zeedog.com.br/estresse-em-cachorro-como-identificar-e-aliviar-os-sintomas/

https://blog.zeedog.com.br/5-dicas-de-exercicios-para-fazer-com-seu-cachorro-em-casa/