Olhe para seu cão e saiba em qual nível de energia ele está instantaneamente! Não importa a raça dele.

Aprenda a identificar o nível de energia de seu cão que começa desde o momento mais calmo até o momento mais crítico.

Mesmo que o animal seja de determinada raça, isso não quer dizer que ele tenha um temperamento diferente aos demais da mesma espécie, então, é certo que o nível de energia também o é. Como resultado, entender sobre a natureza do temperamento animal é o primeiro passo para ter uma relação dono-cão melhor e com bons resultados porque a forma como o cão interage com o dono e com os ensinamentos recebidos são pontos importantes para determinar quais práticas devem ser levadas em consideração e quais não darão os resultados esperados.

Portanto, entender o nível de energia do animal é essencial para equilibrar seu cão. Acima de tudo, um cão equilibrado é a melhor opção para todo e qualquer dono. Sabe quando você chegar na sua casa, e seu cachorro vem com tudo, fica muito serelepe, ligado no 220 watts, pulando em você e quase sempre sujando você todo no processo? Isso não é sinal de alegria não! No final do artigo você terá condições de entender qual é o nível de energia do seu cão assim que bater os olhos nele!

 

1º Nível de energia: Calma

 

É o primeiro estágio. Da mesma forma, é o nível ideal para seu cachorro. Além disso é um estágio positivo para o cachorro. Nesse nível, tudo é muito tranquilo, ele recebe e entende comandos de forma serena. Portanto, considera-se que esse estágio é de submissão plena.

Ele é feliz em receber os comandos. Como resultado, fará você muito feliz em dar os comandos.

Como posso identificar a calma no meu cão?

níveis_de_energia_calmo

“Quando estou calmo fico mole mole… <3”

Ele está com orelhas abaixadas (caída mesmo), sua respiração está  tranquila, seu tórax e musculatura relaxada. O rabo aponta relaxado (solto) para baixo e balança suavemente – esse é o padrão de equilíbrio que procuramos sempre, qualquer pessoa pode interagir com ele nesse momento.

Saindo desse nível de energia, todos os outros níveis são consequência dele. Além disso, cada um deles regride para esse estágio de forma quase instantânea, mas somente até o estágio quatro.

2º Nível de energia: Alegria

Também é um estágio positivo para seu cachorro. Porém fique atento, por que se não controlarmos esse estágio, pode e vai desencadear um  sequencia de problemas, elevando os níveis de energia.

Como posso identificar Alegria no meu cão?

Ele tenta pular em você, seu rabo balança demais pra baixo, sua respiração fica mais ofegante, com a língua pra fora. Em outras palavras, ele fica meio desorientado, perde o foco em você, tenta morder sua mão, roda em volta de você por exemplo.

ATENÇÃO!  NÃO DÊ CARINHO PARA SEU CÃO AGORA!

Se você der carinho pra ele nesse momento, ele sempre fará isso, porque associa sua atitude a uma boa recompensa (seu carinho e atenção).

“Eita, lascou, porque eu sempre dou carinho para ele quando ele pula em mim… parece que está me abraçando…”  Se você pensou assim, fique tranquilo! Para resolver isso, basta não dar carinho nesse momento, não dê nem atenção, saia imediatamente de perto dele e dê um tempo de uns 20 min ou até ele se acalmar, isso vai desencorajar esse tipo de atitude exagerada.

Se ainda assim persistir, afaste ele com o joelho, levantando um pouco para que, quando seu cachorro levantar nas duas patas, seu tórax esbarre no seu joelho. Isso vai desequilibrar e logo ele perde apoio e volta ao chão com as quatro patas. Sempre que você usar essa tática, ele vai tentar por mais umas 3 vezes e vai latir, porque é desconfortável pra qualquer um tentar algo e não ser bem sucedido não é mesmo? Rs

Mas é aquela coisa, os incomodados que se mudem! Logo ele para de levantar em cima de você. Se você não controlar esse nível, ele vai para o próximo.

3º Nível de energia: excitação

Esse nível começa a ser preocupante, pois tudo que é demais pode ser ruim. Seu cão começa com uma alegria contagiante e evolui para uma alegria exagerada. Em outras palavras, ele sai do controle.

Como posso identificar excitação no meu cão?

Seu cachorro agora perdeu a orientação de comportamento, sua respiração fica mais ofegante ainda, orelha sobe em algumas raças, o rabo acaba até girando em torno de sua anca (parece hélice de helicóptero), ele corre para você recua, fica nítido que está fora do equilíbrio.

Como resolvo isso?

O remédio é exercícios! Faça ele gastar essa energia acumulada com uma corrida, um passeio maior. Caso não consiga fazer isso, ele provavelmente irá para o próximo nível.

 

4º Nível de energia: Ansiedade

Percebe que cada estágio é a evolução de um nível não tratado? A ansiedade vem daquela alegria inicial, que ficou descontrolada e virou excitação que não foi tratada corretamente.

Como posso identificar ansiedade no meu cão?

Xixi de Cachorro - Elimine o cheiro. Saiba como.

Ele começa a roer as coisas, começa a fazer o xixi e coco em qualquer lugar, começa a fazer barulho em excesso. Para resolver e abaixar esse nível tem que suprir a necessidade de exercícios. Mais importante, até esse nível podemos trazer ele de volta para o estágio equilibrado.

Como resolvo isso?

Por exemplo, se ele chega nesse nível, leve-o para passear. Nesse momento você perceberá que ele vai sair desse nível de ansiedade, depois para o nível de excitação, seguido do nível de alegria, até que por fim ele fica equilibrado, calmo.  Porém, se não tomarmos cuidado ele vai para o próximo nível.

5º Nível de energia: Frustração

Imagine que você é um atleta que sofre um acidente e tem que se recuperar, sem fazer exercícios. Você naturalmente ama fazer os exercícios, e quando fica impedido de fazer eles, começa a ficar irritado, pela frustração de ficar parado. Certamente, agora você entende o que é frustração no seu cachorro.

Como reconhecer a frustração no meu cachorro?

níveis_de_energia_frustrado

“Essa bola é minha! Soltaaaa!!!”

Ele vai perder o interesse pela brincadeira, quando brinca ele não dosa os limites das brincadeiras (níveis de força mesmo, ele chega mais forte sempre), ele rosna, e, por exemplo, se você der uma bronca ele te olha com afronta, se você chega perto da comida dele, ele chega a voltar seu tronco sobre a ração, demonstrando que é dele. Por fim ele começa a querer tomar conta das situações, porque tem uma necessidade natural de equilibrar na mente a frustração – procurando se posicionar como líder (infelizmente um líder nervoso! Tome cuidado)

6º Nível de energia: Estresse

Após seu cachorro passar da frustração, o nível de periculosidade nos cuidados com ele aumenta consideravelmente. Portanto, é um nível negativo para ele. São indícios e passos para um caminho cuja volta é mais gradual envolve condicionamento, dar muito carinho, e por fim, restabelecer seu relacionamento com o cachorro. Tome cuidado e evite ao máximo que seu cachorro chegue nesse nível de energia.

Como reconhecer o estresse no meu cachorro?

por_que_ele_quer_destruir_tudo

Ele fica um pouco irritado e intolerante, rosna direto pra tudo e todos,  destrói tudo que puder, brinquedos, panos. Ele vai disputar tudo com você – e fará isso com raiva. Sua musculatura fica rígida, retesada; seu rabo para cima e sua visão fica focada – a famosa cara de mau. Aquela conduta de  ir até o portão e latir para qualquer pessoa ou outro animal – que quando calmo ele não faria – se torna corriqueiro. Pior, agora você percebe um tom mais grave na voz dele.

Como resolvo isso?

Para retornar os níveis de energia do seu cão, agora é necessário muita paciência da sua parte. Não será só com um passeio que se resolverá essa situação. Você precisa se posicionar como o líder novamente. Nunca seja agressivo com seu cachorro, principalmente se ele chegar a esse nível. Mostre sim firmeza, mas procure entender que seu cão tem que voltar a entender quem manda. Seja rígido com horários de comer, passear, brincar e dar disciplina. Ter continuidade e regularidade faz com que seu cachorro volte a se conectar com você e com sua vida sob seu comando. Paciência e regularidade, por favor! Com amor ok!

7º Nível de energia: Tristeza

Do estresse ele parte para a tristeza, onde para de ter alegria por tudo. Nesse momento a insegurança começa a crescer dentro dele. Você perceberá um pequeno distanciamento com seu cachorro. Tem que dar o comando várias vezes e em retorno terá uma ação sem vontade, quase morta. Isso é um pulo para o próximo nível de energia.

Como identificar a tristeza em meu cachorro?

níveis_de_energia_tristeza

“Me deixa queto.”

Ele para de comer, bebe pouco e não quer mais socializar.

Como resolver isso?

Muito amor, paciência e contato. Siga os passos do nível de estresse, irá ajudar também. Tenha em mente que esses níveis não são de retorno rápido. Amor sempre ok! Evite que ele piore e passe para o próximo nível!

8º Nível de energia: Medo

Pelo amor de Deus! Não permita que seu cachorro chegue a esse nível de energia. É muito negativo! Nenhum cachorro nasceu para ter medo! Medo é uma condição que leva ao recuo, e na natureza selvagem, o medroso morre de fome ou caçado. Lembra-se de onde se originam os cães? Isso mesmo! Antes da utilidade para os homens, os cachorros viviam em suas matilhas, na natureza. Tinham de seguir um líder valente,  corajoso e confiante.

Como identifico o medo no meu cachorro?

níveis_de_energia_medo

“Tô com medoooo.”

Ele mantém o rabo entre as pernas e não se aproxima das pessoas (por que na cabeça dele, as pessoas passam uma imagem ruim pra ele – fizeram ele involuir do nível calmo até o nível de medo). Por fim, ele para de confiar nas pessoas e vai tentar de todo jeito conquistar a liderança.

Como resolver essa situação?

Demonstre confiança. Cachorro precisa de um líder confiante para espelhar essa confiança! Já falamos de ter paciência? Ahh sim falamos! Siga os passos anteriores que vai voltar tudo ao normal!

9º Nível de energia: agressividade

Esse é o ultimo nível que abordaremos aqui. É muito negativo e  feroz. Agressividade é preocupante!

Como identificar agressividade no meu cachorro?

níveis_de_energia_agressivo

“Não meche comigo!”

Ele vai te enfrentar em tudo, vai tentar tomar seu lugar em tudo (até no seu sofá) e caso você jogue a bolinha para ele, ele vai pegar se quiser, e não irá lhe devolver,  irá guardar essa bolinha. Caso você tente pegar de volta, ele poderá rosnar e mostrar os dentes.

Algumas raças tendem a erguer o tronco, babar, e até mesmo a parte branca dos olhos ficam vermelhas.

Como resolver essa situação?

Para tratar só se volta aos poucos,  com muito passeio,  muita atividade, muita cumplicidade, para seu cachorro voltar a ganhar a confiança em você! Tenha calma, demonstre confiança e paciência ao lidar com seu cachorro. Não demonstre medo na frente dele acima de tudo. Somente assim você irá reconquistar o respeito dele, e com o tempo a confiança.

Conclusão

cachorro_aranha

“Stan Lee estou com saudade.”

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades! Já dizia nosso querido e saudoso Stan Lee (que Deus o tenha.). Cuidado! Pense bem antes de adquirir seu cachorro! Tenha em mente que você terá muitas responsabilidades com seu amigo de quatro patas. Basicamente são deveres de todo dono: Dar atenção, carinho, exercícios, disciplina, boa alimentação e remédios.

Tenha em mente que a culpa do seu cachorro estar num nível diferente que do equilibrado não é dele. Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado no lidar com seu cão, ou ajude a mostrar que exige muita responsabilidade em adotar/comprar um cão e torná-lo  um cachorro equilibrado.

Vale reforçar que em todos os níveis, é muito importante a prática de exercícios. Caso no seu dia-a-dia não seja possível manter uma regularidade em dar os passeios com seu amigo de quatro patas, entre em contato conosco! Temos o serviço de passeador de cães (Dog Walker) para moradores de Boituva – a preço bem acessível. Clique aqui e mande sua mensagem.

Você já identificou algum desses níveis? Comente.

Até mais pessoal! A Matilha Fiel agradece a leitura e espera ter trazido mais valor e conhecimento para seu dia!

Fonte:

https://omeuanimal.com/acalmar-cachorro-hiperativo/

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/mundo-pet/2014/noticia/2014/12/mundo-pet-evolucao-dos-caes-ate-se-tornarem-animais-de-estimacao.html

http://matilhando.com.br/artigos/o-meu-cachorro-nao-para/

https://www.youtube.com/watch?v=XggCweRYYpg