Cachorro com mau hálito: resolva!

Um dos problemas mais comuns no mundo animal é encontrar um cachorro com mau hálito. Muitos tutores acham que o forte odor é da natureza do cão e acabam não dando tanta atenção para esse problema.

Todo cão tende a exalar um hálito forte. Mas, quando dá para sentir o aroma a distância e ele parece insuportável – quando seu amigo o encara, por exemplo, fique atento e observe melhor a boca de seu cachorro.

Dicas de como tratar um cachorro com mau hálito

Causa mais comum

A causa mais comum para o aparecimento do mau hálito é a falta de escovação. Isso porque durante o dia os cães acumulam alguns resíduos na boca e, quando permanecem ali por mais tempo do que deviam, começam a formar outras substâncias, que formam o mau hálito.

Observe bem a boca do seu cachorro. Caso você note uma área mais avermelhada nas gengivas e até pequenos pontos sangrando, leve urgente para seu veterinário. Pois são sintomas típicos das doenças periodontais, provocadas pelo acúmulo de tártaro e placa bacteriana nos dentes. A menor das ameaças, no caso, é seu cachorro terminar banguela. Sim, porque esses males podem abrir brechas para micróbios que atacam órgãos vitais como coração, rins e fígado.

IMPORTANTE

Não tente tratar o mau hálito ou outros sintomas antes de falar com seu veterinário, que vai querer avaliar seu cachorro e pode precisar de exames para descobrir o que está errado e discutir opções de tratamento com você.

A melhor dica para se resolver

Dicas de como tratar um cachorro com mau hálito

Já avisado sobre o excesso de mau hálito, segue agora a melhor dica para se reduzir o mau hálito – uma simples rotina. Comece escovando os dentes do cão regularmente, depois ponha em prática os métodos naturais para reforçar a limpeza.

Embora os cães não sejam tão suscetíveis às cáries, eles são sérios candidatos à doença periodontal, que é uma inflamação na gengiva geralmente causada pelo acúmulo de tártaro nos dentes. Esse problema leva ao mau hálito. A doença periodontal pode causar muita dor e em casos mais graves pode causar fratura (e até perda dos dentinhos!) e contribuir para o desenvolvimento de outras doenças, como as cardiovasculares. Se você nunca escovou os dentes do seu cachorro, talvez seja a hora de rever o hábito!

Quando os dentes dos cães já estão com o acúmulo de tártaro, apenas as escovações não serão suficientes. Sua retirada precisa ser feita com técnicas profissionais, realizadas na maioria dos casos por veterinários.

Confira neste vídeo uma técnica para resolver o problema do mau hálito.

1 – Produtos para auxiliar

Produtos de higiene oral com Clorexidina

Se seu cachorro tem gengivite e doença periodontal, causadas por bactérias na boca, o seu veterinário pode mandá-lo para casa com creme, gel ou spray para higiene oral, ou aditivo de água que contém clorexidina, que limpa a boca do seu cão, ajuda a proteger dentes e gengivas, previne placas e combate bactérias. Se você combinar escovação com enxágue, terá melhores resultados a longo prazo.
Aditivos de água sem Clorexidina

Aditivos de água são líquidos que você adiciona a água do cachorro para ajudar a prevenir a formação de placas e para refrescar o hálito. Normalmente esses aditivos não possuem cheiro ou gosto, sendo fáceis de administrar para cães sensíveis que resistem a procedimentos mais efetivos, como escovar os dentes e usar enxaguantes bucais ou sprays. Se quiser evitar produtos químicos, como a clorexidina, cloros, xilitol ou álcool, você pode comprar aditivos de água sem esses ingredientes.

Seu cachorro tem mau hálito?

2 – Soluções naturais que podem ser úteis

Salsa

A salsa ajuda a reduzir o bafinho do pet, mas não pode ser dada em quantidades elevadas, pois é tóxica. Porém, em doses moderadas e de forma esporádica cumpre bem sua função. Uma forma de oferecer a salsa é adicionando pequenos pedaços na alimentação. Faça isso apenas uma vez ao dia.

Resultado de imagem para infusão de salsa

Outra opção é ferver talos de salsa em água até criar uma infusão. Deixe esfriar e coloque em um frasco com spray. Espirre dentro da boca do animal de vez em quando para diminuir o bafo.

Cenoura

Roer uma cenoura estimula a liberação de saliva que, consequentemente, ajudará a eliminar os restos de alimento na cavidade bucal. Esse processo começará a reduzir progressivamente o mau hálito, além de proporcional importantes nutrientes para o organismo do seu cachorro. Contudo, é muito difícil convencer o cachorro a roer uma cenoura. Ofereça o legume e veja se ele aceita.

cachorro roendo cenoura

Guloseimas caseiras de hortelã

De todas as opções, talvez essa o cachorro coma com mais facilidade. Porém, jamais ofereça doces de hortelã industrializados, você deve fabricá-los de modo caseiro. Fique tranquilo porque o modo de fazer é bem simples.

Você irá precisar de água, flocos de aveia e folhas de hortelã. Misture os flocos de aveia e água em um recipiente até a massa ficar consistente. Depois corte as folhas de hortelã lavadas e adicione a mistura. Por fim, forme pequenas bolas, conserve na geladeira e sirva para seu cachorro algumas vezes ao dia. Você verá que o mau hálito começa a reduzir bastante.

Resultado de imagem para mistura com folhas de hortela

3 – Brinquedos e petiscos específicos também ajudam

Oferecer petiscos e brinquedos especiais também ajuda na saúde dos dentes, já que eles são criados para limpar os dentes, fortalecer as gengivas, prevenir o acúmulo de tártaro e ainda estimular a mastigação.

 brinquedos para limpar os dentes
Esse é comercializado em vários pet shops. Verifique na sua região.

 

ATENÇÃO: Nunca… estamos dizendo… NUNCA use isso

NUNCA USE PASTA DE DENTE

NUNCA use pasta dental humana! O produto contém substâncias que não podem ser ingeridas pelos cães (o flúor, por exemplo), e, como eles não cospem, vão acabar comendo o produto. Isso pode causar gastrite, dores abdominais, vômitos e até diarreia.

Opte sempre por uma pasta veterinária. Elas existem em diversos sabores (até de carne!), e costumam ser bastante atrativas para os cães.

Saiba que o mais importante não é o creme dental e sim a escovação em si, portanto vale escovar sem pasta, mas não vale deixar de escovar!

Conclusão

Resultado de imagem para porque cachorro tem mau HÁLITO
Que bocão lindoooo <3

Agora que você sabe que o mau hálito de seu cachorro pode levar a grandes complicações, não tem mais desculpas – comece hoje mesmo a escovar os dentes de seu cão! E lembre-se: se o mau hálito de seu cachorro for insuportável, agende logo uma consulta com seu médico veterinário! Caso você resida em Boituva, temos uma ótima indicação de veterinário – Amilton Serrão (ele pode atender você na sua residencia!)

 

Gostou do artigo? Dá uma forcinha e curte o post no Insta?

View this post on Instagram

Todo cão tende a exalar um hálito forte. Mas, quando dá para sentir o aroma a distância e ele parece insuportável – quando seu amigo o encara, por exemplo, fique atento e observe melhor a boca de seu cachorro. > > A causa mais comum para o aparecimento do mau hálito é a falta de escovação. Isso porque durante o dia os cães acumulam alguns resíduos na boca e, quando permanecem ali por mais tempo do que deviam, começam a formar outras substâncias, que formam o mau hálito. > > Observe bem a boca do seu cachorro. Caso você note uma área mais avermelhada nas gengivas e até pequenos pontos sangrando, leve urgente para seu veterinário. Pois são sintomas típicos das doenças periodontais, provocadas pelo acúmulo de tártaro e placa bacteriana nos dentes. A menor das ameaças, no caso, é seu cachorro terminar banguela. Sim, porque esses males podem abrir brechas para micróbios que atacam órgãos vitais como coração, rins e fígado. > > > > Siga @matilhafieloficial > > Já viu nosso site? www.matilhafiel.com.br Nosso face? facebook/matilhafiel #matilhafiel #passeadoresdecaes em #boituva #matilhafiel #boituva #caozinhofofo #cachorro #pet #animais #dogs #donosdepet #donosdepetsentenderão #cão #cachorros #amoosanimais #filhotes #viralatas #viralatalovers #viralata #doggroomer #animaissaoanjos #amoanimais #boituvaparaquedismo #respeito #dicas #respeiteseucachorro #vet #veterinária

A post shared by Matilha Fiel (@matilhafieloficial) on

Fontes e indicações de leitura:

https://tudosobrecachorros.com.br/cachorro-com-mau-halito/#ixzz5nlMVTD3n

https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/dicas/2018-09-09/cachorro-com-mau-halito.html

111https://www.petz.com.br/blog/bem-estar/como-tirar-mau-halito-de-cachorro/

222https://tudosobrecachorros.com.br/cachorro-com-mau-halito/

22https://saude.abril.com.br/bem-estar/como-acabar-com-o-mau-halito-dos-caes/

33https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/dicas/2018-09-09/cachorro-com-mau-halito.html

22https://love.doghero.com.br/saude/cachorro-mau-halito-bafo-higiene/

Veja também

Deixe um comentário