O maior erro que você comete antes do passeio

Publicado por JPS em

Para iniciar esse artigo, devemos lembrar você que o passeio é uma recompensa para seu cão! É como um prêmio  pelo comportamento dele! Mas na cabeça de seu cachorro, passear é um presente pela conduta anterior direta a esse momento do passeio!

(Antes de prosseguir, temos uma novidade para você: estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como passear com seu cão – Dicas importantes”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)

Logo entenda que a forma como ele se comporta assim que percebe que vai passear é a chave para um bom passeio. Pense nisso: antes de todo passeio, você segue um pequeno ritual, pegando as chaves de casa e a coleira/guia de passeio. Os cães adoram e percebem rotinas o tempo todo.

Somente o barulho da chave, ou até mesmo da guia, já encadeiam uma série de comportamentos no seu cão! Quando ele vê a guia em suas mãos, ele vai ao extremo da excitação, por que sabe que vai passear.

É AI QUE VAI O MAIOR ERRO QUE VOCÊ PODE COMETER, E DEVE EVITAR ANTES DO PASSEIO:

Dar atenção em momentos errados!

Todo cachorro quer ter contato com seu dono. Isso é a base que dá força ao vínculo homem/cão a muito tempo.

Voltando ao momento que precede o passeio, pegar esses objetos é considerado um estimulo sinalizador. Isso porque isso denuncia a ele aqui que esta por vir – o tão esperado passeio. Portanto, se nessa hora que ele está inquieto, ansioso, você não se importar com isso, colocar a guia nele e sair para o passeio, comete um erro gigante: você acaba por reforçar positivamente esse mau comportamento.

View this post on Instagram

Como ensinar o cachorro a não pular nas pessoas? Treinamento diário é da responsabilidade do tutor fazer seu cacahorro entender quais atitudes não são aceitas. Entenda que pode parecer fofinho ter seu cachorrinho pulando em você, demonstrando muita alegria, é uma alegria como tutor. Porém seu cachorro vai crescer, ficar maior, mais forte, e isso pode se tornar um grande problema, tanto para você, quanto para visitas por exemplo. Para isso siga essas instruções simples: 1 – Ignore o cachorro quando você primeiro entrar em contato com ele até que se acalme. Pouco a pouco, ele entenderá que a maneira certa de se comportar quando entrar em contato com você é esperando calmamente. 2 – Quando o cachorro pular em você, vire de costas ou mude de direção. Não interaja com ele! Se for necessário tirar o seu cachorro de cima de você, calmamente, remova-o, porém, em nenhum momento, fale com o seu cão. 3 – Sempre recompense os comportamentos desejados. Quando o seu cachorro estiver calmo, dê-lhe atenção e/ou petiscos. Logo, ele associará esperar calmamente, sem pular, com receber muito carinho e atenção. Lembre-se: Esses passos, devem se tornar HÁBITO na sua vida. Caso contrário seu cachorro não vai levar a sério. Siga @matilhafieloficial Já viu nosso site? www.matilhafiel.com.br Nosso face? facebook/matilhafiel #matilhafiel #passeadoresdecaes em #boituva #passeadordecaes #educacaocanina #comportamentocanino #adestramento #adestramentocomportamental #trainyourdog #quemamacuida #amoranimal #vidaquatropatas #quatropatas

A post shared by Matilha Fiel (@matilhafieloficial) on

Matilha mas eu sempre fiz isso antes do passeio? E agora?

Não fique ansioso! Com paciência você mesma pode resolver esse mau comportamento. Primeiro, ESPERE SEU CACHORRO FICAR CALMO. Isso pode demorar segundos, ou até mesmo minutos! Mas acredite seu cachorro, por mais forte que seja não irá sustentar esse nível de ansiedade por muito tempo. Tenha disciplina: não ceda! Logo o comportamento de ansiedade, agitação dará lugar ao comportamento de calma, tranquilidade.

Quando ele entrar nesse comportamento, ai sim é o momento de colocar a guia nele e ir passear! Assim você reforçará essa atitude de calma, momentos antes do passeio.

Uma dica bacana:

Se você já ensinou o comando de sentar e ficar parado, dê esses comandos para ele, e assim que ele se acalmar e executar, você o premia com a guia e o passeio!

Atenção

Nos momentos que ele está agitado e ansioso, não toque nele! Fazer isso é dar o que ele quer (contato com você) no momento errado. Assim ele vai associar aquela atitude ( estar ansioso, agitado) como uma atitude que você aprova.

EM RESUMO:

Dar atenção ao seu cachorro em momentos errados é prejudicial! E isso significa que pegar tocar, dar atenção a ele em comportamentos que não são agradáveis. Isso só vai reforçar essa atitude negativa nele.

Confira esse vídeo bem explicativo:

Preciso de ajuda com os passeios!

Nós, da Matilha Fiel podemos ajudar! Podemos passear com seu cachorro e cumprir essa função, com todos os cuidados necessários. Acesse nosso site (www.matilhafiel.com.br) para saber mais sobre nossos serviços, veja em nosso blog mais dicas e informações importantes sobre o universo dos nossos “amicães” e baixe gratuitamente nosso e-book, que vai dar mais dicas de como passear e liderar seu cachorro!

Bons passeios.

Gostou desse conteúdo?


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *