Escolha uma Página

Engana-se quem acredita que ter uma grande área para seu cachorro, em casa, já serve para ele se exercitar, correr e farejar. Descartam a importância de passear com seu cachorro para o bem-estar dele. Claro, sem contar os que não gostam que as patas e pelos voltem sempre sujos da rua. Muitos, por outro lado, mesmo levando os cães para passear, dão apenas uma pequena “voltinha” no quarteirão.

ISSO É UM ERRO!

(Antes de prosseguir, temos uma novidade para você: estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como passear com seu cão – Dicas importantes”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)

O passeio para o cachorro tem grande importância para a sua saúde física e mental. O cão é um animal social, que “enxerga” o mundo através do olfato. Portanto, sair à rua significa ter acesso a um mundo de cheiros que irá estimulá-lo mentalmente, evitando, assim, o tédio de uma vida confinada entre quatro paredes ou um grande quintal.

Imagine sua vida sem sair da sua casa… esqueça ir na padaria, no barzinho com amigos, pegar um cinema, ir ao shopping, enfim, acabou sua vida fora de casa. Pois é, os cães também preferem uma vida mais interessante e com acesso ao mundo lá fora. Além disso, faz parte da natureza deles andar, cheirar, explorar o mundo, e ver outros cachorros e pessoas.

Passear com cachorro gera gasto de energia

Os passeios rotineiros também auxiliam o cão a gastar energia, tornando-o menos sedentário. Ao passear, o cão está praticando atividade física, o que traz benefícios fisiológicos, além de evitar a obesidade e suas consequências ruins.

É possível afirmar que um cachorro que vive em um quintal enorme, mas que não é incentivado a se mexer, não se exercita tanto quanto um que more em apartamento, mas que é levado para um bom passeio todos os dias.

É muito importante passear com seu cão, todos os dias!

Atenção com o começo das atividades

Todo inicio começa do ponto “zero”. Logo entende-se que é necessário adaptar seu cão para criar rotina de passeios. Comece com passeios tranquilos, leves, como uma volta no quarteirão, e vá evoluindo distância e intensidade. É recomendável que cachorros só façam passeios vigorosos quando já tenham condicionamento físico suficiente para aguentar caminhadas mais longas e rápidas.

Acima de tudo, faça uma avaliação de seu cão, levando ele para seu veterinário de confiança.

Dicas de segurança ao passear com cachorro

Para garantir a segurança durante as caminhadas ou idas a parques e praças, é muito importante que o cão sempre seja conduzido na coleira e na guia, que devem ser de boa qualidade. Inclusive, nos centros urbanos, nunca é totalmente seguro deixar o cachorro caminhar sem guia, mesmo em ruas ou bairros tranquilos, pois graves acidentes podem sempre ocorrer.

E não é demais lembrar que todo cão deve sempre ter em sua coleira uma placa de identificação, com seu nome, nome do tutor e telefone para contato. Essa medida simples pode evitar a tristeza de ele desaparecer durante o ato de passear com cachorro.

“Eu não tenho tempo!” Um Passeador de cães resolve!

Se você não tem tempo para passear de forma constante com seu cão, não se preocupe. A realidade é que o mundo em que vivemos é tão dinâmico que muitas vezes 24 horas não bastam num dia!

Mas não use a desculpa de não ter tempo para deixar seu “amicão” preso no tédio das paredes do quintal. Isso por que ele certamente vai acabar ficando triste, isolado e adotar mau comportamento – destruindo móveis da casa, sendo desobediente ou agressivo, por exemplo.

Em resumo

Nós, da Matilha Fiel podemos ajudar! Podemos passear com seu cachorro e cumprir essa função, com todos os cuidados necessários. Acesse nosso site (www.matilhafiel.com.br) para saber mais sobre nossos serviços, veja em nosso blog mais dicas e informações importantes sobre o universo dos nossos “amicães” e baixe gratuitamente nosso e-book, que vai dar mais dicas de como passear e liderar seu cachorro!

Bons passeios.

Fontes e Indicações de leitura: 

https://canaldopet.ig.com.br/colunas/alexandre-rossi/2016-12-31/passear-cachorro.html

https://love.doghero.com.br/saude/passear-com-cachorro/