Acalme seu cão ansioso antes do passeio!

Passear um cão ansioso não é uma tarefa fácil. Normalmente os donos concentram-se no que corre mal na rua, mas esquecem-se que o mau comportamento começou em casa. 

Tudo começa pelo habitual ritual do passeio e pelo nosso estado de espírito como donos. O seu cão costuma saltar, andar a roda e chorar sempre que vê você pegar a guia?

Se isto acontece diariamente e ele vai à rua com esse comportamento é necessário começar o treino da estaca zero. Para passear um cão ansioso calmamente ele nunca poderá sair de casa extremamente agitado. Neste artigo poderá encontrar algumas dicas de como acalmar o seu cão antes e durante o passeio.

(Antes de prosseguir, temos uma novidade para você: estamos liberando GRATUITAMENTE o acesso ao nosso livro digital “Como passear com seu cão – Dicas importantes”. Para baixá-lo basta clicar aqui e preencher os campos com seus dados. Corra que é por tempo limitado!)

View this post on Instagram

O passeio é mais do que lazer, é questão de saúde e bem-estar! 🐶⠀ >⠀ >⠀ Siga @matilhafieloficial⠀ >⠀ Já viu nosso site? www.matilhafiel.com.br⠀ Nosso face? facebook/matilhafiel⠀ #matilhafiel #passeadoresdecaes em #boituva ⠀ ⠀ #dog #dogs #dogwalker #dogwalkers #dogwalkerbrasil #dogwalking⠀ #dogwalkersaopaulo #dogwalkersp #doglove #doglover #petlove #petlover #passeadordecaes #educacaocanina #comportamentocanino #adestramento #amoranimal #vidaquatropatas #quatropatas ⠀ ⠀ #pastoralemão⠀ #pastoralemãocapapreta⠀ #pastoralemaobr⠀ #pastoralemao⠀ #pastoralemaopreto⠀ #pastoralemaocapapreta⠀ #pastoralemaobrasil⠀ #pastoralemãobranco⠀ ⠀ ⠀

A post shared by Matilha Fiel (@matilhafieloficial) on

 

Dicas para acalmar o seu cão antes do passeio:

Estado de espírito:

Seu estado de espírito influência o seu cão. Ao levar seu cão para passear quando você está frustrado só irá piorar a situação. Acalme-se, respire fundo. Lidar com estas dificuldades é complicado, mas tudo será mais fácil se usar toda a sua paciência.

Gatilhos vocais:

Elimine do discurso com o seu cão as frases: “Vamos à rua?”; “Queres ir passear?”; etc. Essas frases só agitam mais o seu cão. Se todos os dias usa essas frases antes de passear um cão ansioso, sempre que ele ouve fica no auge da excitação. A ansiedade de um animal vai aumentando à medida que ele observa as ruas ações diárias. Desta forma ele analisa todos os seus passos antes do passeio, prevendo assim que a hora de ir à rua está próxima.

Guia à vista:

A guia deve estar sempre à vista do seu cão. Pode parecer estranho, mas o seu cão fica mais ansioso quando vê apenas a guia somente na hora do passeio. Se ele estiver em contacto com a guia todo o dia reduz um pouco a sua ansiedade.

Faça-o associar que a guia não é apenas para passear. Mesmo a guia esteja à vista é normal que a ansiedade não diminua totalmente quando é colocada. Por isso outro truque é agarrar várias vezes a guia durante o dia sem ele ir passear. Coloque a guia para ele acalmar-se em casa. Desta forma estará a criar uma associação de tranquilidade. Repita este processo durante vários dias.

Posição certa da guia:

Coloque a guia na posição correta. A melhor forma de controlar o seu cão é colocar a guia à altura das orelhas na parte superior do pescoço. Esta posição permite controlar a cabeça do seu cão e as correções são mais fáceis. Leves toques serão facilmente interpretados como sinais de abrandar ou parar. Já ouviu falar da guia encantadora de cães?

Repetição – A chave do sucesso

Associação por repetição. Sempre que colocar a guia no seu cão e ele ficar mais agitado deve retirar ela novamente. Inicialmente não espere que o seu cão perceba de imediato aquilo que deseja. Tente acalmá-lo aos poucos. Faça com que se sente ou deite de forma a relaxar um pouco. Repita o processo várias vezes. Vai haver uma altura que ele irá perceber que só fica com a guia se estiver calmo.

Senta!

Após o seu cão estar calmo é hora de colocar a guia com ele sentado. Mantenha o seu cão sentado de forma tranquila e coloque a guia com calma e sem nervosismo. Depois de ter a guia colocada o seu cão não deve levantar-se. Este só pode iniciar o passeio quando você começar a andar.

Liderança:

Nunca deixe o seu cão passar a porta em primeiro lugar. O dono é o líder da matilha, logo o seu cão deve segui-lo e não ao contrário. Sempre que passe por uma porta você deve ir à frente, só depois de você ter passado é que o seu cão pode passar. Esta regra é muito importante para o animal perceber que deve segui-lo sempre que sai de casa.

Ansiedade é transmitida do dono para o cão:

Sempre que se sentir nervoso, sem paciência ou frustrado afaste-se durante um tempo. Mais vale afastar-se durante um tempo para ficar mais calmo e recuperar a paciência. Lembre-se que a sua ansiedade vai passar para o seu animal e irá dificultar este processo. Este treino pode ser demorado, por isso demore o tempo que seja necessário para si e para o seu cão.

Assista esse vídeo:

Em resumo

Caso você não tenha tempo para passear com seu cão, nós, da Matilha Fiel podemos ajudar! Podemos passear com seu cachorro e cumprir essa função, com todos os cuidados necessários. Envie uma mensagem para nós, clicando aqui, ou apertando o botão abaixo:

Bons passeios.

“Passear e dar exercícios para mim é a melhor solução!”

 

Fontes e Indicações de leitura:

http://odonocuida.pt/passear-um-cao-ansioso/

Como acalmar um cachorro ansioso?

 

Veja também