Quem não se encanta pelas características robustas de um Pastor Belga? Bastante conhecido por sua lealdade, o cãozinho dessa raça está sempre preparado para agir e proteger seus tutores. Porém, apesar de possuir um caráter super corajoso e agitado, também gosta da tranquilidade e costuma ser bem calmo.

Pontos altos:

  • Grupo: 1 – Cães Pastores e Boiadeiros
  • Porte: 1 – Cães Pastores
  • Machos: até 62 centímetros/entre 25 e 30 quilos
  • Fêmeas: até 58 centímetros/entre 20 e 25 quilos
  • Tipo de pelo: três variações de pelo; longo, curto e duro. Em todas as três, deve ser denso, fechado e de boa textura
  • Temperamento: brilhante, atento, calmo, corajoso, vigilante e ativo
  • Expectativa de vida: 10 a 12 anos

Origem e história da raça

O Pastor Belga, Laekenois, Tervuren Belga e Belga Malinois começaram como quatro variações locais de uma raça, que eram conhecidos como pastor belga ou pastor Continental. O cão que herda o nome de Pastor Belga foi originalmente conhecido como a variação Groenendael da raça. Como todos os Pastores Belgas, ele era um cão de fazenda tanto para deslocar o rebanho e como cão de guarda.

groenendael cachorro

Pastor Groenendael

Esta raça diferente das outras por causa dos pelos mais longos. Em 1910, estes cães foram oficialmente apelidados Groenendael após o canil que tinha seletivamente os cães pretos desde 1893 (logo após os Pastores Belgas serem reconhecidos como uma raça). Desde então a raça ganhou alguma reputação como um cão policial e já foi utilizado como tal nos Estados Unidos da América.
 
Na Primeira Guerra Mundial, eles continuaram a brilhar como cães sentinelas e mensageiros. Foi nos EUA que ganhou atenção do público e teve bastante popularidade depois da guerra. Em 1959, as três raças pastor belga foram divididos em raças separadas, com o Groenendael, posteriormente conhecido como o Pastor Belga. Com seu casaco preto brilhante, ele é o mais marcante das raças belgas, juntamente com suas habilidades variadas o que garantiu muitos adeptos dessa raça.

 

Habilidades e perfil da raça

O Pastor Belga combina a versatilidade de um cão de trabalho com a doçura de um cão para viver com a família. Isso porque é brincalhão, protetor e devotado, gosta de estar em constante movimento e ser incluso nas atividades da família, a quem é extremamente leal.

Ele é afetuoso e amigável com as pessoas do seu meio, a quem protegerá a todo custo. Além disso, são muito atentos, inteligentes e excelentes cães de guarda, pois desconfiam de estranhos.

Criado para resistir às mudanças climáticas da Bélgica, ele lida bem tanto com clima quente quanto frio. Portanto, gosta de viver ao ar livre e se dá muito bem com quintais espaçosos.

Condição física

Cão de médio porte. Possui pelo curto no corpo, um pouco maior da cauda e em volta do pescoço, como uma juba. Na cabeça, orelhas e pernas o pelo é mais curto ainda. É encontrado na cor fulvo, com a ponta dos pelos pretas. Eventualmente pode ter manchas brancas no peito e patas. Entretanto é famoso por sua altivez e aparência elegante. Além de ser bastante resistente e possuir um corpo que, além de bem alinhado, é firme e musculoso, e gosta de estar sempre praticando exercícios ao ar livre. 

Ele também possui um dorso mais firme e bem musculoso, além do tronco grande, o que faz dele um excelente cão de guarda. Também conta com focinho de comprimento semelhante ao crânio, mesmo que, às vezes, pareça ser mais fino que a região comparada.

Cuidados

O Pastor Belga é determinado e observador. Precisa ser socializado desde cedo para não se tornar tímido, ou agressivo. Recomendado para donos com experiência e que saibam impor comandos e regras claras ao cão. É ágil, inteligente e pode apresentar dominância em relação a outros cães. 

Precisa de caminhadas ou exercícios físicos diariamente. O pelo não precisa de cuidados especiais, apenas escovação semanal. Na época de troca de pelagem, que acontece duas vezes ao ano, é indicado escovar diariamente. Banho apenas quando estritamente necessário.

 

O Pastor Belga precisa de pelo menos uma hora de exercício por dia. Caminhadas e corridas longas, bem como brincadeiras e jogos, farão bem ao seu cachorro. Estimulação mental, principalmente com brinquedos e jogos interativos – como brincadeiras de busca – são positivos.

Essa não é uma raça difícil de treinar, mas é preciso manter as sessões consistentes e divertidas para que ele não fique entediado. É preciso vigiar o Pastor Belga quando estiver com crianças desconhecidas, pois ele pode interpretar os sons e barulhos como ameaças. Se for criado com crianças e outros animais desde filhote terá um relacionamento melhor com eles.

Um quintal amplo e cercado evita que ele saia correndo atrás de outros cães e gatos, além de lhe fornecer espaço para suas atividades. O pelo deve ser escovado e penteado duas vezes na semana. 

Você sabia?

Pastor Belga no cinema:

O espírito aventureiro e protetor desse cachorro também já foi parar nas telonas. Em 2015, por exemplo, um Pastor Belga Malinois estrelou o filme Max – O cão herói, que emociona com a história desse cãozinho e seu trabalho junto de soldados americanos. 

Resultado de imagem para Max - O cão herói

Pastor Belga na vida real:

Você sabia que, por conta da sua inteligência, o Pastor Belga costuma ser o preferido dos policiais? Pois é! Os comandantes preferem esse amiguinho porque ele corresponde de forma rápida a comandos de voz e é ágil na hora de realizar tarefas. Além disso, depois de estabelecido um vínculo entre tutor e pet, ele tende a ser tornar um ótimo companheiro.

 

 

 

 

 

 


Fontes e Indicações de leitura:

https://tudosobrecachorros.com.br/pastor-belga/

https://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/cachorros/pastor-belga-malinois/57a23d385ac14f092055b249.html

https://www.petz.com.br/cachorro/racas/pastor-belga/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pastor-belga

https://www.racasdecachorro.com.br/pastor-belga-groenendael/