Alguns cachorros são muito levados desde bebezinhos, outros são medrosos e por isso acabam em alguns casos, sendo um pouco agressivos. Há ainda os que sofreram maus tratos e são agressivos do tipo feroz mesmo, daqueles que querem morder todo mundo por medo de sofrer de novo.

O fato é que os animais sentem como nós, se alegram como nós, ficam tristes e depressivos. Imagina só, nós temos muitas vezes dificuldades em lidar com determinados sentimentos podendo nos expressar, imagina eles que só resta um olhar, um latido?

Adestrar seu cachorro pode ajudar em muitos desses aspectos. Nós não nascemos sabendo como nos comportar e eles também não, cabe ao dono direcionar isso e é sobre esse assunto que vamos conversar hoje!

Vamos começar pelo princípio, você acabou de adotar um cãozinho bebê e ele ainda está se adaptando na casa nova. Algumas coisas vão acontecer fora do script e você já neste momento precisa mostrar quem manda, sempre com carinho mas firme.

O adestramento pode ajudar resolver problemas como:

  • Ansiedade
  • Agressividade
  • Organização
  • Disciplina
  • Medo

Em todas essas situações sitadas acima, o adestramento tem papel fundamental.

https://www.instagram.com/p/CGprlphp22j/

Por vezes os animais muito medrosos tendem a atacar achando que tudo é perigoso e ele esta sempre na defensiva, por isso em várias situações acaba sendo um pouco violento.

Você se aproxima com algum objeto e aquilo gera uma ansiedade nele, um medo. Por garantia, ele pode rosnar (como demonstração de que não está gostando de algo) ou atacar querendo morder.

Nessas horas é muito importante você saber se impor sobre o animal, mostrar que você é quem manda na “matilha”, ele precisa te respeitar e uns simples truques diários podem demonstrar isso a ele, evitando assim que se chegue a tal ponto.

Os cães vivem em matilhas e em todas as matilhas são eleitos líderes que os demais seguem. Seja você esse líder!

Se se cachorro é muito bagunceiro, rói tudo, quebra as coisas pulando nas horas mais impróprias, pode ser sinal de que ele esteja precisando de um pouco de disciplina. Assim como crianças bem educadas sabem com o que não podem brincar os cães também aprendem que sapatos, roupas e determinados objetos não são brinquedos.

Regras gerais do adestramento

  • Saiba dizer não
  • Aprenda se impor
  • Jamais seja violento
  • Respeite seu cachorro
  • Elogie cada ato bom
  • Recompense quando ele fizer algo certo
  • Retire a recompensa quando fizer algo errado

Usar de violência vai tornar o animal violento e queremos exatamente o oposto. Queremos um animal que compreenda as regras e normas da casa, respeite a todos que nela vivem e a sociedade nos passeios externos.

https://www.instagram.com/p/CG-W_6EJZuZ/

Saber se impor e dizer não é fundamental nesse processo mas isso não quer dizer que tenha que ser algo frio ou agressivo. Apenas seja firme, assinale com o dedo em negativa e mantenha a palavra.

As vezes a gente vê uma travessura, acha engraçado e ri, em outros momentos essa travessura é motivo de negativa, isso não pode.

É preciso manter uma constante, se algo é errado, vai ser errado sempre, senão ele não vai conseguir compreender quando pode ou não fazer algo.

O ato de adestrar serve também para coisas simples não apenas sentar e dar patinha. Você pode escolher palavras como “Espera” para que ele não avance em algum lugar ou pule em alguém.

Agora, você não vai conseguir isso se treinar um dia por semana. O trabalho precisa ser diário no começo até que ele entenda os comandos. É preciso criar uma rotina. Depois que ele já interiorizou você pode ir alternando e relembrando conforme forem surgindo as situações.

Treine em casa mas também nos lugares onde vão passear para que ele entenda que não importa o lugar, ele precisa cumprir as regras.

Seja sempre carinhoso, ofereça petiscos e brinquedos. Torne esse momento algo sempre muito legal entre vocês.

Como parar o latido de cães  foi um post que fizemos onde não falamos de adestramento mas sobre como identificar os motivos dos latidos que as vezes podem ser sinais de que algo não vai bem com seu peludinho, acho super válido rever essa matéria.

Algumas pessoas querem treinar para o cachorro não latir, mas é preciso identificar seus motivos. Algumas coisas que os cães fazem não são coisas de arte, mas sinal de que algo não vai bem e latir é normal dos cães. Se não gosta de latidos, não adote um cachorro.

https://www.instagram.com/p/CFpH7dLpZNf/

 

Fontes e indicações de leitura:

https://site.amigonaosecompra.com.br/por-que-e-importante-adestrar-seu-cachorro/

https://caocidadao.com.br/por-que-e-importante-ensinar-comandos-aos-cachorros/