Um estudo da Universidade de St Andrews na Escócia, revelou que os cães ajudam a rejuvenescer em até 10 anos a idade de seu tutor.

Os cães são muito ativos e o tutor precisa dar atenção, passear e brincar sempre, o que aumenta muito a chance de fazer novas amizades e diminui o sedentarismo, pois os leva a prática de atividades físicas para distrair seu pet.

Ou seja, o rejuvenescimento acontece porque o nível de atividade de alguém que cuida de um cão é de uma pessoa 10 anos mais jovem.

Além dos cães nos proporcionam muitos momentos de alegria, serem fiéis, atenciosos e carinhosos, ajudam a rejuvenescer. Realmente são os melhores amigos do homem e da para entender porque muitas pessoas gostam tanto que os tratam como se fossem os seus filhos.

O Estudo

Os resultados mostraram que a posse de cães está associada a um aumento do nível de atividade física nos maiores de 65 anos. Em média, os tutores de cães mais velhos eram 12% mais ativos do que seus colegas que não possuíam um cachorro.Entrevistado pelo jornal britânico Daily Mail (2014), o pesquisador Zhiqiang Feng informa que a posse de animais pode ajudar a aliviar sentimentos de solidão e depressão em pessoas idosas e que o forte vínculo entre homem e cão pode ajudar o tutor a superar o medo de andar sozinho.

O estudo comparou a saúde mental e física de quase 550 pensionistas da cidade escocesa de Dundee e da área ao redor. Os homens e mulheres usavam um relógio parecido com um relógio de pulso todos os dias durante uma semana para monitorar seus movimentos e respondiam a uma bateria de perguntas sobre sua saúde mental.

Aqueles idosos com cães fizeram tanto exercício, quanto em média de alguém uma década mais jovem.

Saúde Mental para os idosos

Quer queira, quer não, os cachorros dão trabalho. Eles nos mantém ocupados em determinados momentos do dia e também fazem a companhia necessária para que não fiquemos loucos falando com as paredes e portas. Com eles, podemos conversar, brincar, passear e nos distrair – mesmo que seja arrumando suas artes.

Nesse aspecto a saúde mental fica em dia, uma vez que o cãozinho é capaz de preencher o vazio que algumas pessoas deixaram na vida do idoso. E vai além, ajuda a tratar doenças como a depressão simplesmente por demonstrar carinho, afeto e companheirismo. O cachorro é capaz de retribuir em silêncio toda a energia depositada nele.