Escolha uma Página

É fundamental que o cão preste atenção em você para que o processo do adestramento seja mais eficiente. Quanto mais atenção ele prestar em você, mais entenderá e, conseqüentemente, obedecerá.

 

Como posso aumentar a atenção do meu cão?

Você pode fazer algumas coisas para aumentar a atenção que seu cão presta a você:

Seja legal:

Se você for franco com seu cão e tratá-lo com carinho, ele terá todos os motivos para prestar mais atenção a você.

Fale baixo:

A audição dos cães é muito superior à nossa. Ele escuta melhor que nós. Então, se você fala baixo, o cão vai ter que ficar mais atento para escutá-lo, o que reforça a atenção dele por você. Além disso, para quem nos observa como donos de animais, fica uma impressão de disciplina e obediência. O cão que for treinado aos berros tende a obedecer somente aos berros.

“Engane” seu cão:

Esse é um bom truque. Quando você estiver passeando com seu cão, mude a
direção completamente de uma hora para outra, ou então, com o cão preso à coleira, passe pelo lado de um poste que o cão não está, para que a coleira dê um pequeno tranco nele, e ele passe a prestar mais atenção em onde você está andando.

“Troque” com seu cão:

A troca mostra ao cão o que é certo e o que é errado. Ela trabalha em conjunto com a punição corretiva. Trata-se de um prêmio, uma recompensa que o cão recebe depois de executar alguma função corretamente. No início, as trocas devem ser usadas para facilitar o processo de aprendizado. Depois que o cão já estiver condicionado, a freqüência das recompensas poderá ser abaixada.

Conhece a Atenção Negativa?

Os cães gostam de chamar a atenção dos donos. Mesmo quando essa atenção for negativa.

Por exemplo: ele pega algo ou faz algo que não é agradável ao dono, e sabe que levará bronca. Mas essa bronca não deixa de ser atenção, porém negativa. Mas alguns cães apreciam essa atenção, que acaba virando uma recompensa. Um grande problema enfrentado pelos donos de cachorros é quando recebem visitas. Como os cães sabem que ficarão sem atenção, não deixam a visita entrar, ou até mesmo fazem xixi na sala para chamar atenção. Nesses casos, a melhor punição é ignorá-lo, pois se o cão for preso ou retirado do local, ele se sentirá mais
excluído ainda. Outra boa solução é fazer com que a presença da visita seja agradável ao cão, dando biscoitos a ele sempre que a visita chegar, por exemplo.

Fontes e Indicações de leitura:

https://meusanimais.com.br/seu-cao-nao-presta-atencao-em-voce-veja-estas-dicas/

https://webcachorros.com.br/saiba-como-conseguir-atencao-do-seu-cao/

https://webcachorros.com.br/5-sinais-de-que-seu-cao-esta/