Com quantos meses pode dar banho no cachorro?

Publicado por JPS em

Qual é o melhor momento para dar banho no cachorro?

Os cachorros, diferentemente de nós, não precisam tomar banho com muita frequência. Embora algumas pessoas tenham o hábito de dar banho no cachorro uma vez na semana, eles não têm essa necessidade. Em alguns casos, o banho excessivo pode ser até um problema, já que retira a proteção natural da pele e sua oleosidade.

 

Posso dar banho no cachorro quando filhote?

 

Os filhotes podem tomar banho, mas isso não deve nunca ser excessivo e somente quando eles tiverem pelo menos dois meses de idade. Esses banhos, a princípio, devem ser feitos em casa, com água morna, shampoo para filhotes e com o uso de um secador potente. É preciso cautela para secá-lo, já que o vento e o calor podem assustá-lo.

Qual é o melhor momento indicado para dar banho no cachorro filhote?

Os filhotes de cachorros são seres vivos muito frágeis, podem adquirir qualquer doença que resida no ambiente, pois o seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido. Por isso, o colostro (ou leite materno) que lhes dá a sua progenitora, está cheio de nutrientes e anti-corpos que o vão ajudar a superar qualquer doença.

Enfim, até um mês e meio de vida e inclusive até aos dois meses de vida, o filhote não se deve separar da sua mãe sob qualquer circunstância. Isso porque ela garante a sua sobrevivência, portanto, durante este tempo devemos proporcionar-lhe tranquilidade e conforto em um “ninho” isolado. É muito importante não dar banho ao filhote antes do desmame, caso contrário pode ocorrer uma rejeição na mãe que acaba por não identificar o cheiro do filhote como familiar.

 

Calendário de Vacinas, fique atento antes do primeiro banho no cachorro

Além disso, também se deve ter em conta o calendário de vacinas do cachorro antes do primeiro banho. Por vezes, o cachorro sofre de uma situação de estresse ao realizar o primeiro banho, o que pode gerar uma má resposta imunológica à vacina.

Por esse motivo, os veterinários recomendam esperar 1 ou 2 semanas depois de cada vacina. O calendário de vacinas de um filhote de cachorro é o seguinte:

  • 6 semanas – Primeira vacinação
  • 8 semanas – Polivalente
  • 12 semanas – Polivalente
  • 16 semanas – Raiva
  • Anualmente – Reforços

Confira a tabela completa:

https://boaforma.abril.com.br/fitness/um-plano-de-caminhada-para-voce-seguir-com-seu-cachorro/

Frequência do banho no cachorro filhote

Depois de dar banho ao filhote de cachorro pela primeira vez, já pode começar a dar-lhe banho de forma regular sempre que se encontrar sujo ou cheirar mal. No entanto, o tempo ideal para o banho ronda entre os 20 e os 60 dias. Isto porque os cachorros têm uma camada de gordura que protege a sua pele. Em conclusão, abusar do banho pode destruir a  camada protetora de seu cachorro.

Para evitar que isso aconteça, ´é recomendável usar um xampu para filhotes com hidratante, que proteja bem a sua pele do contato regular com a água, evitando assim que resseque, por exemplo.

Uma dica é trocar o banho por escovação regular no pelo do cachorro, pois isso ajuda a eliminar o pelo morto e a sujeira. Enfim, ao  criar a rotina higiênica para seu cachorro, coloque sessões de escovação.

 

Como dar banho no cachorro filhote pela primeira vez

Resultado de imagem para dar banho em filhote

Para dar o banho no cachorro pela primeira vez, pense e providencie esses itens:

  • Temperatura ambiente quente
  • Ambiente positivo e relaxado
  • Xampu específico para filhotes de cachorros
  • Esponja
  • Pente para cachorros de borracha (suave)
  • Um balde com água morna
  • Toalhas e secador

Deixe tudo o que for preciso pronto antes de começar o banho do cachorro. É importante deixar o ambiente quente, que não cause um choque térmico no cachorro. Se for inverno, é conveniente ligar um aquecedor antes de começar com o banho. Em suma, banho aqui é sinônimo de conforto para seu cachorro.

Começando o banho

Comece por encher o balde ou a banheira com água morna. É importante que a altura da água não chegue a cobri-lo demasiado para não sentir estresse ou uma sensação de afogamento. Depois molhe o filhote por completo, evitando a cabeça. Nunca molhe os seus olhos e orelhas. Além disso, durante este tempo é recomendável brincar com a água e adicionar inclusive um brinquedo para que a experiência seja melhor e mais divertida.

Uma vez que o cachorro esteja molhado já pode aplicar o xampu para filhotes de cachorros. É muito importante que o xampu seja específico para filhotes, pois eles são mais delicados com a sua pele, hidratando-a e protegendo-a corretamente. Entretanto, utilize o tipo de xampu específico para seu filhote, pois os xampus para cães adultos não são recomendados para filhotes.

Durante o banho deve utilizar a esponja e o pente de borracha para chegar a todos os cantos, para o xampu ser aplicado de forma correta. Quando terminar, enxague muito bem e elimine todos os restos do xampu.

banho no charlie

Hora de dar o primeiro banho no meu pequeno charlie <3

Atenção ao pós-banho

Além do banho em si, é preciso se atentar e muito à secagem, uma vez que é ela quem vai prevenir doenças de pele causadas pela umidade. Isso porque cães filhotes normalmente são mais propensos a esses problemas por ainda não terem uma pele tão bem preparada para “ameaças” como parasitas, mudanças climáticas e até mesmo condições diferentes de PH. Além disso, as dermatites e outras condições são relativamente comuns em animais jovens, por isso um cuidado com a cútis dos pets é fundamental para sua boa saúde.

Este ponto é muito importante, pois o filhote não deve sentir frio. Uma vez que as toalhas absorvam bem a água, seque o seu pelo com o secador em potência baixa e com um calor baixo, para o filhote não se assustar ou se sentir incômodo. Enfim, tudo deve continuar sendo muito agradável para ele.

Confira o vídeo abaixo:

Banho no cachorro – O que fazer se o filhote tem pulgas ou outros parasitas?

Se o seu filhote sofreu de uma infestação de pulgas, carrapatos ou acredita que possa estar sofrendo de parasitas internos, será muito importante consultar o veterinário o quanto antes.

Os filhotes de cachorros são suscetíveis a ficarem doentes muito rapidamente e os parasitas podem ser portadores de diversas doenças, portanto, é muito recomendável uma avaliação de um profissional.

Além disso, é importante entender que não existem tratamentos antiparasitários para filhotes de cachorros. Os compostos químicos podem fazer uma reação muito adversa neles como vômitos, alergia, diarreia e problemas de respiração graves. Em conclusão, nunca utilize um antiparasitário com o seu filhote de cachorro.

Resultado de imagem para cachorro com pulga

Se não pode consultar o seu veterinário de imediato, será fundamental agir e proporcionar um banho ao seu filhote, da mesma forma que lhe explicamos no ponto anterior. No entanto, neste caso deve utilizar um pente anti-piolhos para crianças e vá passando até que os seu filhote esteja livre de parasitas. Revise bem as zonas das axilas, virilhas, orelhas e todos aqueles locais quentes e poucos expostos do filhote. Não se que esqueça que vai ter de matar todos os parasitas para não voltarem a infetar o filhote de cachorro. Dedique todo o tempo que precisar a este processo.

Por outro lado, os parasitas internos são tratáveis. Consulte o veterinário para que este lhe ofereça um comprimido para desparasitar filhotes de cachorro, específica para estes animais tão delicados.

Banho no cachorro – O que fazer se o filhote se sujou?

Neste caso recomendamos que avalie se realmente é necessário dar-lhe banho por completo. Por exemplo, se o cachorro se sujou em uma zona em concreto, pode usar toalhinhas úmidas e esfregar na zona suja. Também existem xampus secos específicos para filhotes de cachorro.

No entanto, se o seu filhote está realmente sujo e cheira mal será imprescindível dar-lhe banho. Tente que o processo seja o melhor possível e observe o seu comportamento depois do banho para se certificar que está tudo bem e se encontra saudável.

 

Conclusão

É importante ressaltar que, é provável que o banho seja um dos momentos mais importantes do cachorro visto que está diretamente relacionado com a socialização, o processo no qual apresentamos ao cachorro todo o tipo de estímulos e experiências. Por isso e para que na sua etapa adulta seja um cachorro que aceite tomar banho sem problemas, temos de tentar que seja uma experiência agradável e positiva para ele.

Nos conte como foi sua experiência no primeiro banho de seu pet! Mande sua foto via face ou insta, que postaremos na nossa rede! Se tiver mais alguma dúvida, por favor entre em contato conosco, clicando aqui.

 

Até mais

 

 

Fonte:

http://bichosaudavel.com

https://www.petlove.com.br


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *