O ato de cavar é natural e saudável para os cães. Porém, esse hábito nem sempre é agradável às pessoas e às suas casas. Seu cachorro cava seu jardim? Em caso positivo, é preciso corrigir para que ele não cave no seu jardim.

O cão pode cavar por alguns motivos:

• Para chamar a atenção do dono;
• Para se aliviar da ansiedade ou depressão devido à falta de companhia;
• Para se exercitar, pois está sentindo falta de exercícios;
• Para esconder ossos ou alimentos;
• Para preparar um lugar mais fresco para deitar;
• Para imitar seu dono, que fica plantando e cavando a terra.

Resolvendo esse comportamento:

Aqui estão algumas dicas para eliminar as causas do seu cão cavar o jardim:

Não brigue nem tape o buraco

Não saia de casa para ir até o jardim para brigar, nem fique tapando o buraco que ele fez na frente dele, pois assim, ele verá que recebe uma atenção, mesmo que negativa, quando cava o jardim.

Aí, quando se sentir carente, vai começar a cavar. Portanto, não dê atenção a ele quando ele estiver fazendo a “arte”, e arrume os estragos sem que ele veja.

Interação

Tente integrar mais seu cão às outras pessoas da casa, não o deixando isolado por muito tempo e leve-o para fazer exercícios. Se ele fica muito tempo sozinho, crie meios para distraí-lo, aliviando o stress da solidão.

Conforto

Arrume um lugar fresco e agradável para o cão deitar, para que ele não queira fazer seu próprio lugar, cavando seu jardim.

Nada de jardinagem na frente dele!

É impressionante quando a pessoa cava revolve e aduba a terra, e logo depois, vê tudo destruído. Isso acontece porque o cão vê o dono fazendo e quer fazer igual, fazendo aquela bagunça. Portanto, não deixe o cão ver você trabalhando na terra.

A punição – calma não é para bater no seu cão 😉

A punição é muito importante, e se aplicada todas as vezes que o cão for cavar o jardim, funciona rapidamente. Mas se você só conseguir aplicá-la algumas vezes, fica difícil. Nesse caso, prenda-o em um lugar onde não possa cavar enquanto você não pode aplicar a punição.

A punição deve ser despersonalizada, para que o cão não cave com você perto ou não. A ideia é causar algo desagradável a ele.

Existem muitas formas de punição, como:

• Colocar balões de ar cheios dentro de buracos e tapá-los, para quando o cão for cavar, o balão estourar, dando um grande susto nele;
• Colocar fezes do cão no fundo dos buracos e tapá-los;
• Jogar algum objeto perto do cão (sem acertá-lo) enquanto ele cava, como uma lata cheia de moedas, água, ou algo que faça barulho e/ou assuste-o.

Importante:

O cão não pode ver que foi você quem jogou o objeto: deve pensar que ele veio do nada, e assim, perceber que toda vez que ele cava, acontece alguma coisa desagradável.

 

Fontes e Indicações:

http://csajardins.com.br/por-que-meu-cachorro-cava/

http://www.blogdocachorro.com.br/porque-cachorros-cavam/

https://tudosobrecachorros.com.br/por-que-meu-cachorro-cava-antes-de-deitar/