Esse é um problema que acontece mais com os filhotes, mas pode também ocorrer com cães adultos que são “mimados”, ansiosos ou traumatizados.

Muitos podem ser os motivos

Os cães choram porque algo não está como eles querem, como: estão sentindo fome ou sede; estão sofrendo por se sentirem isolados; ou por alguma dor. No caso dele chorar à noite, o motivo mais provável é o de ele estar se sentindo isolado.

Por que o cão fica ansioso?

O cão, nas primeiras vezes que fica sozinho em algum lugar, se sente abandonado, o que o assusta muito. Ele acha até que foi esquecido!

Dicas para reduzir a ansiedade:

– Para tranquilizar seu cão, e mostrar a ele que você não o esqueceu, faça o seguinte: coloque-o no lugar onde passará a noite, deixe-o lá apenas por alguns minutos, e volte, ficando um pouco com ele. Repita isso algumas vezes, aumentando o tempo aos poucos. Assim, ele verá que você sempre volta para buscá-lo, ficando bem mais tranqüilo.

Procure acostumá-lo ao lugar onde ele passará a noite. Tente tornar esse lugar agradável ao cão, indo e brincando com ele lá. Para que ele não se sinta sozinho à noite, deixe objetos que o lembram seu grupo, como panos da ninhada em que ele nasceu e brinquedos. Um rádio em baixo volume ligado perto dele também ajuda a inibir a sensação de solidão.

Quando você tiver que sair e deixar o cão sozinho, não seja muito eufórico nas despedidas. Nas chegadas, faça o mesmo, para que a ansiedade da separação não seja ainda maior.

– Faça um exercício físico com o cão antes de colocá-lo no lugar onde ele passará a noite. Que tal um passeio antes de ele ir dormir? Nós podemos passear com seu cão! Olhe uma sessão que fizemos de noite com um de nossos cães clientes!

View this post on Instagram

Agende o passeio gratuito para seu cão!⁠ ⁠ Nos chame no direct e agende uma visita gratuita, apenas contribua com 1 alimento não perecível (ação social)!⁠ ⁠ Doamos os alimentos para instituições!⁠ ⁠ Siga @matilhafieloficial⁠ ⁠ Já viu nosso site? www.matilhafiel.com.br⁠ Nosso face? facebook/matilhafiel⁠ #matilhafiel #passeadoresdecaes em #boituva ⁠ #cesarmillan #dog #dogs #dogwalker #dogwalkers #dogwalkerbrasil #dogwalking⁠ #dogwalkersaopaulo #dogwalkersp #dogwalkerinterlagos #doglove #doglover #petlove #petlover #passeadordecaes #educacaocanina #comportamentocanino #adestramento #adestramentocomportamental #trainyourdog #quemamacuida #amoranimal #vidaquatropatas #quatropatas ⁠ ⁠

A post shared by Matilha Fiel (@matilhafieloficial) on

Cuidado para não recompensar o comportamento errado

Muitas pessoas dão ao cão a recompensa pelo comportamento errado, ou seja, ele começa a chorar e latir, e a pessoa vai até ele. Mesmo se ela for para brigar, ela estará dando-lhe a atenção que ele queria, e tem mais: brigando com o cão, a pessoa está aumentando ainda mais a ansiedade do animal, que é a causa do problema.

Porém, quando você acordar e ele estiver quietinho no lugar onde passou a noite, faça muita festa, e recompense-o, pois nesse caso, ele fez o comportamento esperado! Quem não resiste e vai confortar o cão quando ele começa a chorar, ou pior, deixa que ele vá para dentro de casa “só essa vez”, tem grandes chances de ter um cão mimado, que não aceita ficar sozinho em um lugar.

A correção ideal

A correção despersonalizada pode ajudar nesse problema. Faça algo
desagradável a ele quando ele estiver chorando, como algum barulho, ou jogar alguma coisa perto dele (sem acertá-lo, pois senão, ele terá toda razão para chorar!). Nesse tipo de correção, ele não pode te ver, para que não associe a correção a você.

Resultados: Se você for paciente, em pouco tempo conseguirá acabar com o comportamento indesejável, e o cão acaba se acostumando com a ideia de dormir isolado, pois saberá que de manhã, alguém irá lá soltá-lo!

 

Para completar seu entendimento, confira esse vídeo!