Com seu cãozinho as coisas não são muito diferentes. Alguns cuidados básicos somados a amor e atenção farão do seu cachorro o bicho mais feliz do mundo! Confira essas dicas para levar felicidade total ao seu cão:

Matando a fome e a sede com qualidade

Para serem saudáveis e dispostos, os cães precisam de comida de boa qualidade e própria para seu porte e fase da vida. Filhotes, principalmente, requerem refeições que ajudem em seu crescimento saudável.

Também é importante que seu cão goste dos alimentos que lhe são dados. Experimente oferecer comidas molhadas (aquelas mais pastosas) e as secas (as rações tradicionais) para variar. Assim como nós, humanos, os cães também gostam de variar o cardápio. Isso os deixam feliz!

Procure por alimentos cheios de nutrientes e recomendados por especialistas. Os cães são animais carnívoros e seu corpo necessita de proteínas e substâncias presentes na carne. Porém, cuidado ao alimentar seu cão com sobras.

Outro conselho: se você alimentar seu cachorro com sobras vindas direto da mesa de refeição dos humanos, além de não estar suprindo-o adequadamente dos nutrientes necessários, você estará acostumando-o a ficar pedindo comida para você, sua família e visitantes.

Além da alimentação, é igualmente importante oferecer água fresca e limpa a seu animal de estimação. Há pessoas que esquecem a água dos cães no prato por dia e dias, deixando acumular sujeira e gordura (que vem da boca do animal depois que ele se alimenta). Este hábito é muito prejudicial, pois pode trazer doenças e mau-cheiro.

Troque a água todo dia e higienize a tigela a cada troca. Preste atenção também para não deixar seu animal sem água, principalmente em dias quentes.

Cão educado é cão feliz

Você sabia que crianças que são educadas e recebem ordens dentro de uma rotina são mais felizes? Isto porque, fazendo isso, os pais dão o recado de que estão atentos às suas necessidades, além de prepará-las para serem pessoas mais queridas na vida social.

O mesmo ocorre com seu cão. Cãezinhos educados recebem mais atenção de visitantes. Infelizmente, problemas comportamentais são um dos maiores motivos para o abandono de animais.

Por isso, seja responsável pela boa educação de seu cão: ensine-o desde novinho comandos básicos como “não”, “junto”, “senta” etc. Desta forma, você saberá acalmá-lo quando ele demonstrar atitudes não desejadas.

Os limites devem ser reforçados no dia-a-dia e não apenas quando houver visitantes. Caso necessário, recorra a especialistas em treinamento canino. O adestramento é muito útil em todos os casos, principalmente no caso de adoção de cães já adultos e raças muito ativas ou teimosas.

Combine com os outros membros da família os limites, para que o cão não tenha uma orientação confusa. Também é importante que haja um líder. Inclusive, muitas raças tendem a eleger seu líder oficial.

Não faça uso de castigos físicos. Bater não é necessário quando o cão recebe ordens constantes. A punição física deixa o cão triste e pode até fazer com que ele fique agressivo. Tenha calma e atenção constante.

Vida divertida

Todos os cães merecem se divertir. Por mais que seu bicho seja um cão de guarda ou de uma raça mais reservada, ele também apreciará passeios e brincadeiras.

Os cães não entendem que você está estressado, cansado ou teve um dia ruim no trabalho. Brinque com seu cachorro e você vai ver que tanto ele quanto você irão se sentir muito melhor.

Brincar de pegar objetos como bolas e frisbes ao ar livre é algo muito legal e que fará seu cão exercitar-se, gastar energia e ficar muito bem-humorado.

Passeios são necessários diariamente. Além do hábito de deixar com que o animal faça suas necessidades, ele pode respirar um ar fresco, conviver com outras pessoas e sentir-se muito amado.

Não se esqueça, neste caso, de levar uma sacolinha para recolher e jogar fora seus dejetos, caso o faça.

Outra brincadeira que os cachorros gostam é o esconde-esconde de petiscos. Como o cão é um animal farejador e caçador, este tipo de brincadeira fará com que ele lembre-se de suas funções históricas e estimulará sua energia.

Um cão limpinho fica mais alegre

Banhos frequentes e adequados para a raça são importantíssimos. Além disso, escovar os dentes do cão também é um cuidado básico de higiene. Estas medidas evitam doenças e perdas dos dentes, além, é claro, do mau-cheiro. Todo mundo gosta mais de dar atenção a um bichinho cheiroso.

Mantenha água sempre fresca

Você gostaria de beber uma água que está parada em um pote há dias? Nem seu cachorro! Muita água fresca é fundamental pro seu cachorro ser saudável, pois ele irá beber mais água. Troque a água todos os dias e se a água estiver com muita baba ou outras partículas, troque quantas vezes forem necessárias.

Fonte e Indicações de leitura:

https://www.adimaxpet.com.br/noticias/curiosidades/4-dicas-para-deixar-seu-cao-feliz

https://tudosobrecachorros.com.br/40-maneiras-de-fazer-seu-cachorro-mais-feliz/#ixzz63bDkDkMI