Xixi e coco no lugar certo é um problema pelo qual todos os donos de cães passam, principalmente enquanto o animal é ainda um filhote, e ainda não foi condicionado a fazer no lugar certo.  Existem pessoas achando que esfregar o focinho do cão onde ele fez o xixi ou cocô, ou bater nele com jornais ou até mesmo com a mão trazem resultado.No entanto, não é bem por aí. Continue sua leitura e entenda mais sobre isso.

Causas

• Necessidades naturais: Os cães precisam fazer suas necessidades. Entretanto alguns, principalmente os filhotes, não sabem que existem lugares proibidos, e outros permitidos; então, fazem em todos.

• Submissão: Cães que urinam na chegada do dono, ou quando o dono fala ou grita com eles, urinam por submissão. Isso ocorre com cães muito sensíveis, ou cães cujos donos batem, espancam, gritam, etc., e querem demonstrar submissão. Assim, com a chegada ou grito do dono, o cão quer tanto demonstrar submissão que acaba usando o artifício de urinar.

Excitação: Alguns cães ficam tão excitados com a chegada ou atenção do dono que acabam até urinando. Acontece geralmente após um período de separação (quando você chega em casa).

• Dominância: É quando os cães começam a “demarcar seu território”, urinando pela casa. Isso geralmente ocorre com cães mimados, ou com aqueles que se julgam o líder da matilha (machos prioritariamente).

• Chamar atenção: Alguns cães encontram em urinar no lugar errado a “manha” para chamar a atenção do dono. Pense no exemplo de uma visita em sua casa: você pára de dar atenção ao cão, para ficar com as visitas. O cão fica indignado, pois quer a atenção para ele. O que ele faz? Urina no lugar errado, que aí, você irá xingá-lo, e todos irão olhar para ele. Ele conseguiu o que queria, certo?

Cada causa explicada acima tem sua solução

Necessidades naturais

Ensine seu cão, desde o mais cedo possível, a fazer suas necessidades no lugar certo. Esse adestramento serve tanto para filhotes quanto para adultos. Se tiver um quintal ou jardim em casa, melhor ainda, ensine-o a fazer lá mesmo.

Senão, ensine-o a fazer em cima de jornais. É aconselhável começar a ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar definitivo. Use apenas um lugar para que ele defeque e urine, impeça-o a fazê-lo nos outros lugares e estimule-o a fazer no lugar certo. A melhor forma de ensinar seu cachorro não é bater nem brigar após ele ter feito a sujeira.

Como agir? Se você surpreendê-lo no “ato do crime”, pegue-o rapidamente, ou faça barulho para ver se ele pára, e leve-o para o lugar certo.

Não brigue com ele!

Mas se ele já tiver concluído “o serviço”, finja que não viu, e não o xingue nem bata nele. Espere ou induza-o a ir para outra parte da casa, e depois que ele estiver lá, limpe e use um neutralizador de odores. É importante o uso desse produto, pois os cães naturalmente fazem suas necessidades onde há o cheiro. É bom lembrar que você deve evitar ao máximo que ele faça no lugar errado, pois ele sente a recompensa de aliviar suas vontades de urinar e defecar. Assim, você nunca punirá seu cão nesse caso. Então, como ele vai aprender? Pela rotina.

View this post on Instagram

Chegar em casa e encontrar um, dois, três montinhos de coco espelhado pela área não é nada legal. Além da sujeira e do mau cheiro, cachorros que fazem xixi e cocô fora do lugar podem sempre estragar um móvel ou até mesmo destruir aquela planta que você tanto ama. Mas como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo? Se você enfrenta esse problema em casa, não se desespere! Confira as dicas da Matilha Fiel para acabar com isso. Acima de tudo, vai a dica primordial: Ficar nervoso não vai resolver. Não adianta gritar com o cachorro, bater, e muito menos esfregar o focinho dele na urina ou pior, no coco. Confira mais dicas no nosso blog! Blog >>>>>>> www.matilhafiel.com.br Face >>>>> facebook/matilhafiel Insta >>>>>>> @matilhafieloficial #matilhafiel #passeadoresdecaes em #boituva #cachorro #pet #animais #dogs #donosdepet #donosdepetsentenderão #cão #cachorros #amoosanimais #groomer #filhotes #viralatas #viralatalovers #viralata #doggroomer #animaissaoanjos

A post shared by Matilha Fiel (@matilhafieloficial) on

 

A rotina:

É a forma ideal de ensinar seu cão a fazer seus excrementos no lugar correto. Ela funciona com você levando seu cão ao lugar certo nos horários estratégicos, e sempre que ele fizer no lugar certo, ganhará duas recompensas: a de aliviar suas necessidades e a mais importante, que é a sua atenção. Assim, ele verá que fazendo cocô e xixi naquele lugar, ganhará sua atenção!

Mas como saber a hora que ele vai sentir vontade de urinar ou defecar? Os filhotes fazem suas necessidades (± 6 minutos) logo antes e/ou logo depois de se alimentarem, e logo depois de acordarem. Mas lembre-se de alimentá-lo nos mesmos horários, todo dia. Leve-o no lugar certo, e estimule-o a fazer lá. Sempre que ele fizer as necessidades no lugar certo, elogie-o bem. A rotina te tomará um pouco de tempo, mas você pode fazer um revezamento entre as pessoas da casa, ficando mais tranqüilo.

Lembre-se que a comida não deve ficar à disposição do cão que está cumprindo essa rotina.

Principalmente em dias muito quentes ou por indicação do veterinário, deixe água fresca à disposição. Quando você não puder olhar seu cão, deixe-o em um lugar onde não é muito ruim dele fazer suas necessidades, pelo menos para salvar seu carpete ou tapete. Mesmo que ele urine ou defeque num lugar muito absurdo, é melhor não xingar, pois quanto mais certo for feito o adestramento, mais rápido ele vai aprender. Faça uma prova à sua paciência!

No caso dos adultos, a rotina será mais simples, pois eles se alimentam 2 vezes por dia, e fazem suas necessidades em 3 vezes, em média. Aí, você pode arrumar a rotina do jeito que preferir.

Xixi e coco por Submissão

Primeiramente, faça uma reflexão: você tem sido violento demais com seu cão? Se ele está fazendo “sujeira” por submissão, a resposta provavelmente é sim. Assim, vá com calma, e, aos poucos, consiga a confiança de seu cão.

Nunca bata nele ou xingue-o quando ele urinar por submissão, pois afinal, ele já está demonstrando submissão até não poder mais, e você ainda vai bater e xingar? Isso só piora a situação. Procure abaixar-se para fazer carinho no seu cão; não olhe diretamente para seus olhos; não caminhe na direção dele olhando para ele; evite passar a mão na parte de cima de sua cabeça.

Prefira passar a mão na parte inferior da cabeça, ou no peito do cão, pois são lugares menos ameaçadores para ele. Seja mais brando em suas punições, não grite nem bata nele em nenhum caso. Dessa forma, aos poucos, ele começará a confiar em você.

Xixi e coco por Excitação

Não xingue o cão quando ele urinar por excitação, pois você pode estar aumentando sua ansiedade. Evite excitar seu cão, e antes e após chegar em casa, dê uma ignorada nele. Isso diminui sua ansiedade e excitação. Assim, ele vai abandonando o comportamento indesejável.

Xixi e coco por Dominância

Sua solução é simples: torne-se o líder da matilha. Reeduque-o a fazer as necessidades no lugar certo.

Xixi e coco para chamar Atenção

Procure não ignorar completamente seu cão no caso de visitas. Tente fazer que a presença das visitas seja agradável ao cão. Como conseguir isso? Na presença das visitas, dê petiscos ou brinquedinhos comestíveis ao seu cão. Isso deve melhorar a situação.

Regressão no aprendizado:

Vários fatores podem causar a regressão no aprendizado do seu cão, como a chegada de outros animais, a chegada ou saída de pessoas, problemas de saúde, etc. Em qualquer caso desses, primeiro identifique a causa, e depois ensine o certo. Se você não conseguir identificar a causa, procure seu veterinário, para que ele veja se não é nenhum problema de saúde.

 

https://www.bitcao.com.br/blog/as-melhores-dicas-de-xixi-e-coco-no-lugar-certo/

https://xixi.meucaocompanheiro.com/

https://love.doghero.com.br/treinamento/como-ensinar-cachorro-a-fazer-necessidades-no-lugar-certo/

https://www.tudodecao.com.br/xixi-no-lugar-certo